Código: | EIC0099 | Sigla: | SESI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia de Software |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 24 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 5 | - | 6 | 42 | 162 |
Os engenheiros de software têm impacto na sociedade através da criação de aplicações. Embora estas aplicações produzem valor para os utilizadores, por vezes produzem também desconforto (e até mesmo desastres) nas situações cuja operação desce abaixo do nível de qualidade esperado.
Os engenheiros de software constroem aplicações que as pessoas usam para diferentes propósitos, as quais, por sua vez, pressionam-nos para resolver problemas com novas abordagens. Cada uma destas aplicações enfatiza diferentes requisitos, tais como segurança, usabilidade, escalabilidade, confiabilidade, acessibilidade, eficiência e correcção. Por exemplo, o software orientado ao consumo prioritiza custos baixos, o médico a elevada qualidade, e as aplicações web o desenvolvimento rápido.
Assim sendo, o objectivo fundamental desta unidade curricular é aprender, discutir e desenhar soluções para as várias problemáticas que surgem pela influência da engenharia de software (e do uso do software em geral) pelas pessoas e pela sociedade como um todo.
Espera-se que os estudantes ganham familiaridade com a abrangente influência que o software tem nas suas várias áreas de aplicação, e o profundo impacto na qualidade de vida no indivíduo e na sociedade.
Adicionalmente, espera-se que os estudantes ganham competências nos vários papeis associados a seminários: orador, revisor, organizador.
Conhecimentos de desenvolvimento de software.
1. Identificação das áreas de aplicação mais influenciadas pelo software nos dias de hoje. Escolhendo uma, realizar um artigo com:
1.1. Identificação e discussão de factores de qualidade chave com elevado impacto na área de aplicação;
1.2. Identificação e análise crítica de bons e maus exemplos, e das melhores práticas da engenharia de software, na forma como este afecta o indivíduo e a sociedade.
1.3. Discussão e proposta de novas abordagens para mitigar problemas recorrentes.
2. Organização da conferência Talk-A-Bit, incluindo:
2.1. Identificação e contacto com convidados;
2.2. Logística;
2.3. Desenvolvimento de aplicações de suporte;
2.4. Preparação, revisão e publicação dos proceedings compostos pelos artigos feitos pelos vários estudantes.
Aulas formais de apoio, endereçando os tópicos do programa acima mencionados.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Via avaliação distribuída.
n/a
Os trabalhadores-estudantes (TEs) que não possam cumprir a assiduidade, estão dispensados da mesma, submetendo-se a um processo especial de avaliação. A avaliação é completamente individual, considerando apenas a componente "Trabalho Escrito", definida como: (a) um ensaio de 8 páginas, original, em formato IEEE 2 colunas, sobre um tópico a designar pelo docente e alinhado ao tema anual da unidade curricular; (b) um acompanhamento quinzenal do mesmo, onde o estudante demonstre uma progressão natural do trabalho, e (c) uma apresentação do artigo, em formato de "defesa", a um painel de docentes, onde serão avaliados o domínio e a autoria do mesmo.
Através de um trabalho especificamente desenhado para o estudante, a avaliar caso a caso.