Código: | PRODEC025 | Sigla: | IE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PRODEC | 0 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecer e aplicar os princípios e os métodos exactos e aproximados para a formulação e análise da instabilidade em diversos tipos de elementos estruturais e estruturas.
Compreender os conceitos e as disposições relativas à estabilidade de estruturas metálicas (e suas partes constituintes), com ênfase no uso do Eurocódigo 3. Utilizar os regulamentos de análise e de dimensionamento de estruturas evitando a instabilidade estrutural, em complemento com programas de cálculo automático na análise estrutural, para uma compreensão da análise estrutural de resultados e dos princípios de dimensionamento inerentes.
Teoria da estabilidade elástica de colunas, vigas-coluna e de pórticos planos e espaciais, com ênfase mais especial nas estruturas metálicas e seu dimensionamento pelo EC3. Abordagem de modelos especiais da instabilidade plástica e da instabilidade por fluência. A estabilidade elástica de placas; abordagem da caracterização da instabilidade de arcos planos e de cascas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização analítica de exemplos numéricos (e alguns computacionais, no caso da instabilidade de pórticos), permite consolidar as metodologias associadas ao estabelecimento e caracterização da estabilidade limite das estruturas sob análise. Também, a concretização de um pequeno caso de dimensionamento, reforçará a aplicação de regulamentos de projecto a este tipo de análise de estruturas.
O ensino envolve sessões teóricas de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de pequenos exercícios de aplicação e de um trabalho, e se necessário também a realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias e dos seus exemplos numéricos, permite uma aprendizagem eficiente neste nível de ensino pós-graduado.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
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