Código: | EC0093 | Sigla: | CTRA2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Vias de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Vias de Comunicação e Transportes |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 2 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 52,5 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Esta Unidade Curricular centra-se nos aspetos relacionados com mobilidade, acessibilidade, transportes e segurança viária. A qualidade de vida das pessoas está, em certa medida, relacionada com o seu acesso aos bens e serviços que necessita, sendo que a garantia da acessibilidade aos locais é uma preocupação dominante dos decisores. Trata-se de sistemas complexos, com intervenções a diferentes níveis e que exigem aos técnicos uma preparação técnico-científica capaz de poderem enfrentar com competência os diversos problemas que se lhes apresentam.
OBJETIVOS:
Ensino de conceitos, metodologias e técnicas da engenharia do tráfego.
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de tráfego.
Capacidade em participar em equipas multidisciplinares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: Descrever os principais conceitos, metodologias e técnicas da engenharia de tráfego. Identificar os principais componentes do sistema de transportes.
Compreensão: Interpretar os resultados da aplicação das metodologias disponíveis. Selecionar a informação relevante em função do caso a estudar. Identificar os indicadores que avaliem o desempenho das soluções adotadas.
Aplicação: saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Análise: Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho selecionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades
Síntese: Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos.
Projeto em Engenharia: Conceber soluções eficientes para problemas reais
Prática em Engenharia: Contactar com informação estatística de organismos do sector.
Hierarquização Viária.
Acalmia de tráfego.
Segurança viária
Estudos sobre peões.
Dimensionamento de intersecções controladas por sinais luminosos.
Estacionamento.
Funcionamento de carreiras de transporte colectivo.
Modelos de escoamento de tráfego: caracterização geral e alguns exemplos de modelos.
Conteúdo científico - 50 %
Conteúdo tecnológico - 50 %
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular como complemento de Circulação e Transportes 1 dirige-se particularmente para os aspectos relacionados com mobilidade, acessibilidade, transportes e segurança viária. A qualidade de vida das pessoas está, em certa medida, relacionada com o seu acesso aos bens e serviços que necessita, sendo que a garantia da acessibilidade aos locais é uma preocupação dominante dos decisores. Trata-se de sistemas complexos, com intervenções a diferentes níveis e que exigem aos técnicos uma preparação técnico-científica capaz de poderem enfrentar com competência os diversos problemas que se lhes apresentam.
Aulas teóricas de exposição e discussão sobre temas específicos. Aulas teorico-práticas de resolução de exercícios aplicados a situações concretas e sua discussão.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho seleccionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Conceber soluções eficientes para problemas reais. Contactar com informação estatística de organismos do sector.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 14,00 |
Total: | 59,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
AF=0,75*EF+0,25*TI
EF=Classificação do exame final da época normal ou de recurso.
TI - trabalho individual
Exame final a realizar na época de recurso
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 8 horas