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Sistemas de Transportes

Código: EC0087     Sigla: STRA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 11 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Álvaro Fernando de Oliveira Costa Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Álvaro Fernando de Oliveira Costa 1,50
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Álvaro Fernando de Oliveira Costa 2,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:

Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível têm de se basear em abordagens abrangentes.

As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.


OBJETIVOS: 

Os estudantes têm de apreender os conceitos e as problemáticas importantes nos sistemas de transportes.

Aumentar o nível de conhecimento dos estudantes na área dos sistemas de transporte (evolução, tecnologia, organização e regulação). São cobertos temas relacionados com os diversos modos de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) e às diversas escalas, desde o urbano ao internacional.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Conhecimento: Os conceitos importantes para entender os transportes serão transmitidos sempre com referência ao enquadramento histórico, as soluções tecnológicas, as formas de organização e a regulação de cada modo de transporte.

Compreensão: O aluno com a conclusão da disciplina deverá ser capaz de conseguir entender as soluções inerentes à resolução dos problemas de mobilidade das pessoas, entendendo o que é que é determinado pelo mercado, o que pode ser condicionado a nível regulatório e o que deve ser o resultado de políticas de investimento no sentido de maximizar o valor social das mesmas.

Aplicação: O estudante deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de um projeto de transportes.

Análise: O estudante deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento.

Síntese: O estudante deverá conseguir formular um problema de transportes. 

Avaliação: O estudante deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos gerais de economia dos transportes. Discriminação do preço. 

Redes de transporte. Estrutura das redes.
Economia do congestionamento. O que é o congestionamento? Avaliação das externalidades.

Problemas de localização. Porquê planear?

A procura de transportes. Procura derivada. Modelos de transportes.

Economia da partilha e do desperdício.

Regulação. Concorrência e coordenação.

Consolidação e Globalização.

Transportes e desenvolvimento económico. 

Em termos concretos serão analisadas questões a nível rodoviário urbano como o congestionamento, as portagens urbanas, os transportes públicos, a nível aéreo questões como o papel dos aeroportos, formas de gestão e desenvolvimento, o mercado do transporte aéreo, as companhias aéreas (low cost e legacy), a nível marítimo aspetos relacionados com a organização dos portos e as autoestradas do mar e a nível ferroviário aspetos regulatórios e tecnológicos.

Conteúdo Científico – 100%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível têm de se basear em abordagens abrangentes. As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.

Bibliografia Obrigatória

Button Kenneth John; Transport economics. ISBN: 1-85278-523-3
Kenneth Button, Henry Vega and Peter Nijkamp; A Dictionary of Transport Analysis, Edward Elgar, 2010. ISBN: 9781843763758

Bibliografia Complementar

Vukan R. Vuchic; Urban transit systems and technology. ISBN: 978-0-471-75823-5

Observações Bibliográficas

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na página da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição das diversas matérias. Aulas Teórico-Práticas de discussão sobre os temas concretos relacionados com as matérias teóricas. Aulas práticas de acompanhamento dos trabalhos estudantes. Os temas de trabalho de cada estudante são diferentes e complementares. Algumas discussões e na apresentação final estão envolvidos todos os estudantes. Visitas de estudo relacionadas com os diferentes modos de transporte e diferentes problemáticas. Nestas visitas de estudo os estudantes têm a oportunidade de contactar profissionais da área e discutir questões previamente versadas nas aulas teóricas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
O estudante deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de transportes. O estudante deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento. O estudante deverá conseguir formular um problema de transportes. O estudante deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

50% exame escrito e 50% trabalho individual com apresentação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES DA MOBILIDADE: Nos exames escritos, exercícios e trabalhos práticos os estudantes poderão usar uma das seguintes línguas: Português, Inglês, Espanhol ou Francês.

Observações

CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Conhecimentos prévio no domínio  do território ou no domínio da economia facilita a apreensão dos conceitos.

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas

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