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Pontes

Código: EC0055     Sigla: PONT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estruturas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 29 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-05-06.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A disciplina de Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.

Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração  das obras.

Resultados de aprendizagem e competências

Com a frequência da Disciplina de Pontes um aluno deve:

- Estar familiarizado com a terminologia técnica da Engenharia de Pontes;

- Ter noções razoáveis da História da Engenharia de Pontes, relacionando a evolução cronológica de uso de materiais e sistemas construtivos com a evolução da tecnologia e do conhecimento;

- Dominar o significado das diversas ações atuantes nas Pontes, conhecendo contextos normativos, em particular do Eurocódigo, e tendo noções gerais de outras fontes normativas;

- Dominar perfeitamente técnicas de cálculo e análise estrutural para estruturas simples;

- Ter conhecimentos básicos da análise avançada de estruturas e ter referências claras sobre aspetos mais avançados que não domina;

- Compreender a relevância dos métodos construtivos, na análise, cálculo e dimensionamento de pontes, ficando com referências sobre a importância deste aspeto para a conceção de pontes;

- Dominar as tipologias mais comuns de sistemas estruturais e de secções transversais de pontes;

- Dominar técnicas de pré-dimensionamento e dimensionamento de todos os componentes de Pontes com estruturas simples,

- Ter noções elementares de dimensionamento de componentes de Pontes com estruturas especiais, em particular, ter referências claras de assuntos que não domina;

- Ter noções de conceção de pontes e iniciar o desenvolvimento de aptidões para a observação de pontes;

- Ter noções gerais sobre ensaios de receção correntemente realizados em pontes, ferramentas de monitorização e inspeção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Domínio dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares:

Resistência dos Materiais 1 e 2;

Teoria das Estruturas 1 e 2;

Estruturas de Betão 1 e 2;

Estruturas Pré-Esforçadas (co-requisitos).

Programa

• História das Pontes

• Terminologia Técnica da Engenharia de Pontes

• Sistemas Estruturais e Secções Transversais

• Modelação de estruturas correntes e de estruturas especiais

• Noções Gerais de Ações em Pontes rodivárias e ferroviárias

• Tabuleiros , Pré-Esforço

• Pilares, Fundações e Encontros

• Juntas e Aparelhos de Apoio

• Processos Construtivos de Pontes

• Fatores Fundamentais de Decisão

• Pontes de Grande Vão – Arco, Tirantes, Suspensas.

• Observação de Pontes

• Noções elementares de ensaio, inspeção e monitorização de Pontes

• Conceção de Pontes rodivárias e ferroviárias

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de pontes. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.

Bibliografia Obrigatória

Manterola Armisén, Javier; Puentes. ISBN: 84-7493-296-3 (vol. 1)
Menn, Christian; Prestressed concrete bridges. ISBN: 3-7643-2414-7(CH)
Eugene J. O.Brien, Damien L. Keogh; Bridge deck analysis. ISBN: 0-419-22500-5
Mathivat, Jacques; Procédés généraux de construction

Bibliografia Complementar

Leonhardt, Fritz; Ponts. ISBN: 2-88074-099-1
Calgaro, J. A.; Projet et construction des ponts. ISBN: 2-85978-095-5
Mathivat, Jacques; Construccion de puentes de hormigon pretensado por voladizos sucesivos. ISBN: 84-7146-215-X
Calgaro, J. A. Jean-Armand 300; Maintenance et réparation des ponts. ISBN: 2-85978-278-8
Robert Benaim; The design of prestressed concrete bridges. ISBN: 978-0-415-23599-0
E. C. Hambly; Bridge deck behaviour. ISBN: 0-419-17260-2
ed. Robert T. Ratay; Handbook of temporary structures in construction. ISBN: 0-07-051211-6
R. L. Peurifoy; Construction planning, equipment, and methods. ISBN: 0-07-049760-5
ed. by Wai-Fah Chen and Lian Duan; Bridge engineering handbook. ISBN: 0-8493-7434-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados e discutidos os tópicos que constituem o programa da unidade curricular Nas aulas teórico-práticas serão discutidos problemas concretos e realizados exemplos de aplicação.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados ao projeto de pontes, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as capacidades de formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.

Software

Robot Millennium

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 3,00
Frequência das aulas 3,00
Total: 6,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída e num exame final.

A avaliação distribuída é baseada dois questionários a realizar nas aulas teórico-práticas.

Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.

A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF = max {CT ; EF} Onde, CT = PA / 2 x (Q1 + Q2) + PF x EF

Q1 – classificação do questionário 1 a realizar numa aula teórica-prática;
Q2 – classificação do questionário 2 a realizar numa aula teórica-prática;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.

Os pesos associados às classificações indicadas são os seguintes: PA = 25% PF = 75%

NOTA 1: As provas de avaliação associadas à componente de avaliação distribuída são opcionais. Caso o estudante não realize alguma dessas provas, os respetivos pesos serão adicionados a PF. 

NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas

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