Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0032

Estratégia Empresarial

Código: ESG0032     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 19 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 2 - 6 49 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

This course unit aims to endow students with the basic skills to think strategically, to develop a specific business and corporate strategy, to understand the issues and hurdles of implementation, in order to play a role in a given company's competitiveness.

Resultados de aprendizagem e competências

At the end of this subject, students should be able to:
- think strategically
- understand the issues and hurdles of implementing a given strategy
- design a specific business and corporate strategy
- design a strategic implementation plan
- define the controlling mechanisms for a given implementation plan.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

EIG0035 Project Appraisal EIG0036 Human Resources Management EIG0034 General Management EIG0029 Operations Management EIG0028 Total Quality Management EIG0032 Financial Management EIG0030 Logistics Management EIG0031 Marketing

Programa

1. Conceitos Base

  1. A empresa
  2. Estratégia, Gestão estratégica, Competitividade, etc.

2. Formulação Estratégica

  1. As escolas de pensamento estratégico/Strategy Safari
  2. Positioning model vs. resource based model

3. Estratégias de Negócio

  1. Revisão dos Conceitos fundamentais e das Ferramentas de análise (análise externa, interna, SWOT)
  2. Revisão das estratégias tipo (custo, diferenciação, foco)
  3. Cadeia de valor

Master Class: “Desarticulação da cadeia de valor” (CMS)

Master Class: MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)

4. Estratégias Corporativas

  1. Conceitos fundamentais
  2. Diversificação/Portfolio Management
  3. Integração Vertical e Outsourcing Estratégico
  4. Fusões & Aquisições
  5. Internacionalização
  6. Estratégias colaborativas

Master Class: Criação de valor / EVA (JRS)

Master Class: Diversificação/Portfolio Management (JRS)

5. Implementação / Execução da Estratégia

  1. Conceitos fundamentais
  2. Implicações para estratégia e estrutura organizacional
  3. Liderança e Gestão da Mudança

Master Class: Balanced ScoreCard: os exemplos Mobil NM&R e Epoli (JRS)

Master Class: “Liderar a Mudança” (CMS)

Master Class: “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na ação” (CMS)


Docentes Convidados:

CMS – Carlos Moreira da Silva

JRS – José Romão de Sousa

Bibliografia Obrigatória

Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-11479-6

Bibliografia Complementar

Grant, Robert M.; Contemporary strategy analysis. ISBN: 0-631-23136-6
Thompson, Jr., Arthur A.; Crafting and Executing Strategy. ISBN: 978-0-07-110756-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Theoretical classes aim to endow students with the necessary conceptual, theoretical and methodological knowledge to discuss real cases in theoretical-practical classes. During the semester students have to prepare and present a case of strategic analysis based in a real company or case study. Some sessions/master classes with guest managers will take place during the semester. Attendance to the sessions/master classes is compulsory.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 56,00
Total: 140,00

Obtenção de frequência

Group assignment, with final presentation and final report

Fórmula de cálculo da classificação final

Final Mark= 0.50*Assignment+0.50*Exam

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exam (50%) & Individual Assignment (50%)

Melhoria de classificação

New Exam. Same distributed evaluation elements

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-23 às 10:24:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias