Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0023

Gestão do Relacionamento com o Cliente

Código: ESG0023     Sigla: GRC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática
OFICIAL Economia
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sites.google.com/view/mesg-crm-2018
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 24 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 2 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-17.

Campos alterados: URL da página, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, URL da página, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Transmitir os principais conceitos e metodologias de gestão do relacionamento com o cliente assim como as principais normas, tecnologias e sistemas que permitem às organizações manter, aprofundar e desenvolver o relacionamento com os seus clientes.

Resultados de aprendizagem e competências

- Perceber a importância do foco no cliente
- Conhecer os principais tipos de CRM
- Compreender o papel da tecnologia no CRM
- Conhecer exemplos práticos de CRM
- Saber como planear a implementação de CRM

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa

Introdução

Negócio focado no cliente

Tipos de CRM

CRM para empresas

Boas práticas internacionais

Sistemas de Informação CRM

Sistemas de Business Intelligence and Analytics

Conclusão

Bibliografia Obrigatória

Francis Buttle; Customer Relationship Management

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais
Casos de estudo
Palestras convidadas 
Projeto de grupo
Caso final individual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Total: 42,00

Obtenção de frequência


Elaboração projeto de grupo
Elaboração caso final individual
Participação nas aulas

O aluno reprova na unidade curricular caso obtenha nota negativa no caso de estudo final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada a partir das seguintes componentes:

Projeto de grupo (50%)
Caso final individual (40%)
Participação nas aulas (10%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão realizar os trabalhos individuais e de grupo, sendo apenas obrigatória a presença nos momentos de avaliação. Neste caso, a classificação final é calculada a partir das seguintes componentes:

Projeto de grupo (50%)
Caso final individual (50%)

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será realizada no ano seguinte.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-23 às 10:32:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias