Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0069

Estratégia Empresarial

Código: EIG0069     Sigla: ESTEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 71 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 49 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta disciplina tem por objetivo dotar os alunos das competências básicas para pensarem estrategicamente, desenvolverem estratégias competitivas e corporativas específicas, compreenderem as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da estratégia, de forma a poderem ter um papel na competitividade de uma dada empresa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da disciplina, os alunos devem ser capazes de:
- pensar estrategicamente
- compreenderem as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da uma dada estratégia 
- desenvolverem uma estratégia competitiva e corporativa específica 
- desenvolverem um plano de implementação da estratégia
- definir os mecanismos de controlo de um dado plano de implementação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

EIG0035 Análise de Projetos de Investimento
EIG0034 Organização e Gestão da Empresa
EIG0029 Gestão da Produção
EIG0028 Gestão da Qualidade Total
EIG0032 Gestão Financeira
EIG0030 Logística
EIG0031 Marketing

Programa

1. Conceitos Base

  1. A empresa
  2. Estratégia, Gestão estratégica, Competitividade, etc.

2. Formulação Estratégica

  1. As escolas de pensamento estratégico/Strategy Safari
  2. Positioning model vs. resource based model

3. Estratégias de Negócio

  1. Revisão dos Conceitos fundamentais e das Ferramentas de análise (análise externa, interna, SWOT)
  2. Revisão das estratégias tipo (custo, diferenciação, foco)
  3. Cadeia de valor

Master Class: “Desarticulação da cadeia de valor” (CMS)

4. Estratégias Corporativas

  1. Conceitos fundamentais
  2. Diversificação/Portfolio Management
  3. Integração Vertical e Outsourcing Estratégico
  4. Fusões & Aquisições
  5. Internacionalização
  6. Estratégias colaborativas

Master Class: Criação de valor / EVA (JRS)

Master Class: Diversificação/Portfolio Management (JRS)

5. Implementação / Execução da Estratégia

  1. Conceitos fundamentais
  2. Implicações para estratégia e estrutura organizacional
  3. Liderança e Gestão da Mudança

Master Class: Balanced ScoreCard: os exemplos Mobil NM&R e Epoli (JRS)

Master Class: “Liderar a Mudança” (CMS)

Master Class: “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na ação” (CMS)

6. Innovation & Entrepreneurship

  1. Conceitos fundamentais

Master Class: MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)


Docentes Convidados:

CMS – Carlos Moreira da Silva

JRS – José Romão de Sousa

Bibliografia Obrigatória

Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2

Bibliografia Complementar

Thompson, Jr., Arthur A.; Crafting and Executing Strategy. ISBN: 978-0-07-110756-3
Grant, Robert M.; Contemporary strategy analysis. ISBN: 0-631-23136-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas para dotar os alunos com a base conceptual, teórica e metodológica necessária para a discussão de casos reais em aulas teórico-práticas. Ao longo do semestre os alunos preparam e apresentam um caso de análise estratégica com base numa empresa real ou caso de estudo. Durante o semestre há também um conjunto de palestras convidadas de gestores de reconhecido mérito, cuja frequência é obrigatória.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 56,00
Total: 140,00

Obtenção de frequência

Trabalho/Caso de estudo em grupo com apresentação e relatório final

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final=0,50*Trabalho+0,50*Exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame (50%) e Trabalho Individual (50%)

Melhoria de classificação

Novo Exame, mantendo a avaliação dos restantes elementos de avaliação distribuída.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 16:43:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias