Código: | EIG0069 | Sigla: | ESTEM |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia e Gestão Empresarial |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEGI | 71 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina tem por objetivo dotar os alunos das competências básicas para pensarem estrategicamente, desenvolverem estratégias competitivas e corporativas específicas, compreenderem as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da estratégia, de forma a poderem ter um papel na competitividade de uma dada empresa.
No final da disciplina, os alunos devem ser capazes de:
- pensar estrategicamente
- compreenderem as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da uma dada estratégia
- desenvolverem uma estratégia competitiva e corporativa específica
- desenvolverem um plano de implementação da estratégia
- definir os mecanismos de controlo de um dado plano de implementação.
EIG0035 Análise de Projetos de Investimento
EIG0034 Organização e Gestão da Empresa
EIG0029 Gestão da Produção
EIG0028 Gestão da Qualidade Total
EIG0032 Gestão Financeira
EIG0030 Logística
EIG0031 Marketing
1. Conceitos Base
2. Formulação Estratégica
3. Estratégias de Negócio
Master Class: “Desarticulação da cadeia de valor” (CMS)
4. Estratégias Corporativas
Master Class: Criação de valor / EVA (JRS)
Master Class: Diversificação/Portfolio Management (JRS)
5. Implementação / Execução da Estratégia
Master Class: Balanced ScoreCard: os exemplos Mobil NM&R e Epoli (JRS)
Master Class: “Liderar a Mudança” (CMS)
Master Class: “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na ação” (CMS)
6. Innovation & Entrepreneurship
Master Class: MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)
Docentes Convidados:
CMS – Carlos Moreira da Silva
JRS – José Romão de Sousa
Aulas teóricas para dotar os alunos com a base conceptual, teórica e metodológica necessária para a discussão de casos reais em aulas teórico-práticas. Ao longo do semestre os alunos preparam e apresentam um caso de análise estratégica com base numa empresa real ou caso de estudo. Durante o semestre há também um conjunto de palestras convidadas de gestores de reconhecido mérito, cuja frequência é obrigatória.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 28,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 56,00 |
Total: | 140,00 |
Trabalho/Caso de estudo em grupo com apresentação e relatório final
Nota Final=0,50*Trabalho+0,50*Exame
Exame (50%) e Trabalho Individual (50%)
Novo Exame, mantendo a avaliação dos restantes elementos de avaliação distribuída.