Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia e Gestão Empresarial |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/feup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No âmbito desta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os estudantes de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global e competitivo.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes venham a ser capazes de (i) entender a área de negócio de uma Empresa, (ii) analisar as competencias da Empresa na sua abordagem aos respetivos mercados, (iii) identificar o seu Posicionamento e a importância da diferenciação em mercados competitivosl, (iv) construir um Plano de Marketing Estratégico. Os estudantes aprendem, trabalhando em grupo, aplicando e desenvolvendo os conceitos de Marketing em casos reais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
• INTRODUÇÃO e CONCEITOS (Conceitos fundamentais de Marketing; Papel do marketing nas organizações)
• GESTÃO E PLANEAMENTO DE MARKETING (Planeamento estratégico voltado para o mercado; Métodos de segmentação; Market targeting; Estratégias de entrada nos mercados; Desenvolvimento de um plano de marketing)
• METODOLOGIA E TÉCNICAS DE MARKETING RESEARCH (Designs de investigação, tipo de variáveis, amostragem, métodos qualitativos e quantitativos de recolha de dados)
• COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (Modelos normativos, prescritivos e descritivos do comportamento, processes deliberativos versus afectivos de tomada de decisão, aversão à perda, excesso de oferta, grupos de referência)
• ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PRODUTOS (Produto e mix de produtos; Ciclo de vida dos produtos)
• POLÍTICA DE PREÇOS (Políticas de preços; Relação entre preço, procura e custos)
• CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (Canais de distribuição e redes de distribuição; Marketing indireto através de intermediários; Marketing direto)
• ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO (Meios de comunicação personalizada e em massa)
Bibliografia Obrigatória
Philip Kotler... [et al.];
Principles of marketing. ISBN: 0-273-64662-1
Philip Kotler, Kevin Lane Keller;
Marketing management. ISBN: 978-0-273--75..6-0
Churchill, G. A., & Iacobucci, D.;
Marketing research: methodological foundations
Solomon, M. R., Bamossy, G. J., Askegaard, S. and Hogg, M. K. ;
Consumer Behaviour - A European Perspective
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta disciplina os conceitos são introduzidos nas aulas téoricas. Além disso, os mesmos conceitos são abordados progressivamente através da análise de casos de estudo e da realização de pequenos trabalhos como a preparação de um focus group. Os estudantes desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para uma empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
37,50 |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
32,50 |
Trabalho prático ou de projeto |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
61,00 |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas aulas, de acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho sobre comportamento de consumidor: 15%
Plano de marketing: 32.5%
Exame final: 37.5%
Quizzes das aulas: 7.5%
Análise de casos de estudo: 7.5%
A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,5 valores no exame final.
Todos os trabalhos em grupo serão avaliados tendo em conta o desempenho individual dentro da equipa, tendo por base a média das avaliações dadas pelos pares (colegas do grupo). Esse offset individual pode variar entre ±2, devendo o somatório dos Offset Individual para todos os elementos de uma equipa estar compreendido entre -1 e +1. A classificação atribuida pelos docentes terá um peso de 75% e o offset individual terá um peso de 25%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial (dirigentes associativos ou atletas de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação dos restantes estudantes anteriormente descrita. Em alternativa, podem fazer o exame final na época especial destinada a estudantes com estatutos especiais, sendo o peso do exame igual a 50% e o peso do trabalho de grupo igual a 50%.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso. Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte, repetindo apenas o exame. As notas do trabalho de grupo e da participação nas aulas serão consideradas no caso da repetição de exame no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.