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Marketing

Código: EIG0031     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 77 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-01-17.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No âmbito desta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os estudantes de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global e competitivo.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes venham a ser capazes de (i) entender a área de negócio de uma Empresa, (ii) analisar as competencias da Empresa na sua abordagem aos respetivos mercados, (iii) identificar o seu Posicionamento e a importância da diferenciação em mercados competitivosl, (iv) construir um Plano de Marketing Estratégico. Os estudantes aprendem, trabalhando em grupo, aplicando e desenvolvendo os conceitos de Marketing em casos reais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• INTRODUÇÃO e CONCEITOS (Conceitos fundamentais de Marketing; Papel do marketing nas organizações)
• GESTÃO E PLANEAMENTO DE MARKETING (Planeamento estratégico voltado para o mercado; Métodos de segmentação; Market targeting; Estratégias de entrada nos mercados; Desenvolvimento de um plano de marketing)
• METODOLOGIA E TÉCNICAS DE MARKETING RESEARCH (Designs de investigação, tipo de variáveis, amostragem, métodos qualitativos e quantitativos de recolha de dados)
• COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (Modelos normativos, prescritivos e descritivos do comportamento, processes deliberativos versus afectivos de tomada de decisão, aversão à perda, excesso de oferta, grupos de referência)
• ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PRODUTOS (Produto e mix de produtos; Ciclo de vida dos produtos)
• POLÍTICA DE PREÇOS (Políticas de preços; Relação entre preço, procura e custos)
• CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (Canais de distribuição e redes de distribuição; Marketing indireto através de intermediários; Marketing direto)
• ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO (Meios de comunicação personalizada e em massa)

Bibliografia Obrigatória

Philip Kotler... [et al.]; Principles of marketing. ISBN: 0-273-64662-1
Philip Kotler, Kevin Lane Keller; Marketing management. ISBN: 978-0-273--75..6-0
Churchill, G. A., & Iacobucci, D.; Marketing research: methodological foundations
Solomon, M. R., Bamossy, G. J., Askegaard, S. and Hogg, M. K. ; Consumer Behaviour - A European Perspective

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos nas aulas téoricas. Além disso, os mesmos conceitos são abordados progressivamente através da análise de casos de estudo e da realização de pequenos trabalhos como a preparação de um focus group. Os estudantes desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para uma empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 37,50
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 32,50
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 61,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas, de acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho sobre comportamento de consumidor: 15%
Plano de marketing: 32.5%
Exame final: 37.5%
Quizzes das aulas: 7.5%
Análise de casos de estudo: 7.5%


A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,5 valores no exame final.

Todos os trabalhos em grupo serão avaliados tendo em conta o desempenho individual dentro da equipa, tendo por base a média das avaliações dadas pelos pares (colegas do grupo). Esse offset individual pode variar entre ±2, devendo o somatório dos Offset Individual para todos os elementos de uma equipa estar compreendido entre -1 e +1. A classificação atribuida pelos docentes terá um peso de 75% e o offset individual terá um peso de 25%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial (dirigentes associativos ou atletas de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação dos restantes estudantes anteriormente descrita. Em alternativa, podem fazer o exame final na época especial destinada a estudantes com estatutos especiais, sendo o peso do exame igual a 50% e o peso do trabalho de grupo igual a 50%.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso. Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte, repetindo apenas o exame. As notas do trabalho de grupo e da participação nas aulas serão consideradas no caso da repetição de exame no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.
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