Gestão de Energia e Ambiente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver a compreensão e conhecimento dos usos de energia na indústria e serviços, da legislação conexa e das oportunidades de melhorar/optimizar desempenhos económicos e ambientais.
Resultados de aprendizagem e competências
- Saber reconhecer e avaliar os principais usos de energia, as fontes energéticas e os impactos do usos de energia na Indústria e Serviços;
- Conhecer a cadeia energética (E. primária, final, útil) e saber detetar onde ocorrem as perdas.
- Saber diferenciar entre perdas inevitáveis e perdas evitáveis, do ponto de vista termodinâmico.
- Conhecer os processos e métodos de Auditorias Energéticas na Indústria, e saber avaliar o seus resultados.
- Saber identificar oportunidades de melhoria de desempenho energético e realizar a avaliação económica conexa.
- Ser capaz de definir os parâmetros a respeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O contexto energético-ambiental do século XXI. Os usos da energia. Fontes de energia e os vetores energéticos. Principais tecnologias de conversão de energia. Princípios de contabilização energética ( EP, EF, EU, GHG) e diagramas de Sankey. Recuperação de calor. Eficiência energética em redes de ar comprimido. Auditorias Energéticas. Planos de racionalização energética. O SCGCIE. Exergia, irreversibilidade e entropia. Relação de Gouy-Stodola. Rendimento exergético e análise exergética de instalações.. Cogeração. Trigeração. Ciclos combinados. Armazenamento de energia térmica. Alterações climáticas. Mercados de Carbono.
Bibliografia Obrigatória
Carlos Pinho; Sebenta de Gestão de Energia Térmica, 2015
Bibliografia Complementar
Le Goff, P.;
“Energetique Industrielle”,Tomos I, II e III, Technique et Documentation, 1979
Bejan, Adrian;
Thermal design and optimization. ISBN: 0-47158467-3
Horlock, J.H;
“Combined Power Plants”, Pergamon Press, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas onde se intercalam a exposição teórica e a resolução de problemas.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame........................................... 100%
(prova escrita c/ consulta de 3h de duração média).
Prova de recurso 100 %
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame. A nota vale 100 %.
Melhoria de classificação
Exame. A nota vale 100 %.
Observações
Texto de leitura obrigatória:
-Pinho, C., “Gestão de Energia Térmica”, FEUP, Janeiro de 2015.
Leitura recomendada:
- The Emissions Gap Report 2017 | A UN Environment Synthesis Report
- Manual de Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido, ADENE
- Medidas de Eficiência Energética Aolicáveis à Indústria Portuguesa, ADENE;
- Bejan, A., Tsatsaronis, G. and Moran, M., “Thermal Design and Optimization”, John Wiley and Sons, New York, 1996;
- Horlock, J.H., “Combined Power Plants”, Pergamon Press, Oxford, 1992;
- Kotas, T.J., “The Exergy Method of Thermal Plant Analysis”, Butterworths, 1985;
- Le Goff, P., editor , “Energetique Industrielle” Tomos I, II e III, Technique et Documentation, Paris, 1979;
- Levenspiel, O., “Engineering Flow and Heat Exchange”, Plenum Press, New York, 1998;
- Lizarraga, J.M.S., “Cogeneracion”, Servicio Editorial, Universidad del Pais Vasco, Bilbao, 1994.