Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0024

Mecânica dos Fluidos

Código: EIG0024     Sigla: MF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 150 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Analisar, compreender e caraterizar, com base nas leis fundamentais da mecânica e metodologias específicas, o comportamento dos fluidos, em repouso e em movimento, com vista à resolução de problemas de mecânica dos fluidos em engenharia.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no final do semestre os alunos:

  1. Consigam caraterizar os fluidos pelas suas propriedades e resolver problemas simples com a lei de Newton da viscosidade;
  2. Sejam capazes de aplicar os princípios da estática dos fluidos à manometria e à caraterização das forças de pressão sobre superfícies planas imersas;
  3. Dominem os aspetos fundamentais da cinemática e da dinâmica no contexto da mecânica dos fluidos;
  4. Entendam as vantagens de utilizar a análise dimensional e os princípios da semelhança em problemas da mecânica dos fluidos;
  5. Saibam aplicar as equações de conservação da massa e da energia a escoamentos viscosos em condutas, calcular perdas de carga, necessidades de energia e caudal disponível, e dimensionar condutas simples;
  6. Entendam e saibam utilizar as curvas caraterísticas das bombas e ventiladores, visando a seleção e a análise do funcionamento desses equipamentos;
  7. Saibam caraterizar as forças resultantes da ação de escoamentos sobre corpos neles imersos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução. Âmbito da Mecânica dos Fluidos. Conceito de fluido e propriedades termodinâmicas mais relevantes. Hipótese de meio contínuo. Viscosidade e Lei de Newton da viscosidade. Fluidos newtonianos e não-newtonianos. Tensão de vapor e cavitação.
Estática dos fluidos. Pressão no seio de um fluido em repouso. Invariabilidade da pressão com a direção. Princípio de Pascal. Equação fundamental da hidrostática. Manometria. Forças em superfícies planas imersas. Impulsão.
Noções de cinemática. Propriedades do campo de velocidades. Aceleração local e convectiva. Perspetivas Lagrangeana e Euleriana. Sistemas e volumes de controlo. Caudal e velocidade média, lei da conservação da massa (continuidade).
Formulação integral. Teorema do transporte de Reynolds. Conservação da massa. Conservação da energia (1ª lei da Termodinâmica). Simplificações à equação da conservação da energia. Escoamentos ideais. Equação de Bernoulli. Interpretações da equação de Bernoulli. Pressão dinâmica e pressão de estagnação. Medições da velocidade e do caudal.
Análise dimensional e semelhança. Variáveis e dimensões de referência de um problema. Grupos adimensionais mais comuns em mecânica de fluidos e seu significado. Regras de semelhança e modelação de escoamentos.
Escoamento viscoso em condutas. Regimes laminar e turbulento. Zona de desenvolvimento. Perda de carga em linha. Coeficiente de Darcy e equação de Darcy-Weisback. Perfil parabólico e solução para o caso laminar. Perfil logarítmico, equação de Colebrooke e diagrama de Moody. Perdas localizadas. Problemas inversos: determinação do caudal e dimensionamento de condutas. Associação de condutas.
Bombas e ventiladores. Curvas caraterísticas e ponto de funcionamento. Cavitação e capacidade de aspiração de bombas. Associação de bombas em série e em paralelo.
Escoamentos exteriores. Noções elementares de camada limite. Ação de escoamentos sobre corpos não fuselados. Forças e coeficientes de arrasto e de sustentação.

Bibliografia Obrigatória

Frank M. White; Fluid mechanics. ISBN: 0-07-116848-6
Bruce R. Munson, Donald F. Young, Theodore H. Okiishi; Fundamentals of fluid mechanics. ISBN: 0-471-17024-0

Bibliografia Complementar

Yunus A. Çengel, John M. Cimbala ; trad. Katia Aparecida Roque, Mario Moro Fecchio; Mecânica dos fluidos. ISBN: 978-85-86804-58-8
Luis Adriano Oliveira, António Gameiro Lopes; Mecânica dos fluidos. ISBN: 972-8480-13-X
Merle C. Potter, David C. Wiggert; Mechanics of fluids. ISBN: 0-13-571142-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Exposição dos conceitos teóricos e discussão.
Aulas teórico-práticas: Resolução de problemas tipo. Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% das sessões teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Duas provas de tipo teórico, em plataforma Moodle, uma a realizar a meio do semestre e a outra no final. Provas sem consulta, duração de 25 minutos.

Exame escrito, na época de exames, de caráter prático. Consulta limitada (formulário), duração de 120 minutos. O acesso a este exame exige um mínimo de 7/20 valores de média nas provas teóricas. A aprovação em época de exame exige também uma classificação mínima de 7/20 na prova prática.

A nota será formada com pesos de 25% para a média do conjunto das provas teóricas e 75% para a prática.

A avaliação na época de recurso/melhoria de nota incide, como um todo, sobre as duas componentes, teórica e prática. Haverá uma única prova teórica, incidindo sobre todo o programa, e outra prática, semelhantes às realizadas na época normal. Os pesos das componentes teórica e prática na classificação final serão também os mesmos da época normal.

A classificação final poderá ser ajustada em mais ou menos 1/20, função de critérios de assiduidade, interesse manifestado pelos temas e participação nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FEUP e com as mesmas regras da prova de recurso.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FEUP, em simultâneo e com as mesmas regras da prova de recurso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 16:43:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias