Código: | EMM0036 | Sigla: | SMAT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência e Tecnologia de Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEMM | 34 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
a. Justificação A cadeira de Selecção de Materiais visa apresentar os conceitos e metodologias mais modernas aplicados à Selecção de Materiais. b. Objectivos Na cadeira de Selecção de Materiais visa abordar-se as metodologias mais modernas, desde o processo de Design, passando pelo estabelecimento dos requisitos funcionais do componente, propriedades e cartas de materiais, seleção de processos de fabrico e efeito da forma na seleção do material mais recomendado.
c. Competências e resultados de aprendizagem - adquirir competências sobre a relação entre as propriedades dos materiais e processo de fabrico; - aquisição de competências nas metodologias de seleção de materiais; - analisar de modo crítico a bibliografia existente realçando os aspectos mais importantes e que possam ter aplicação industrial mais imediata; - trabalhar em grupo e adquirir maior competência em estratégias de comunicação (escrita e oral) e de motivação.
Os estudantes devem ter conhecimento sobre a relação entre o processo de fabrico e as principais propriedades dos materiais.
1. O processo de design: o conceito e os tipos alternativos de design. As ferramentas de design e as bases de dados de materiais. A relação entre a função do componente, o material, a geometria do componente e o processamento. Um exemplo de desenvolvimento do conceito de design. 2. Os materiais de engenharia e as suas propriedades características: As famílias dos materiais – os metais, os polímeros, os vidros, os cerâmicos, os elastómeros e os materiais híbridos. Gama de propriedades típicas de cada família de materiais. 3. As cartas de propriedades de materiais: o conceito, os tipos e a exploração das propriedades dos materiais através do uso de cartas dos materiais. 4. Selecção genérica de materiais: A estratégia de selecção, os índices de materiais e o perfil dos atributos do componente, processo de selecção através da especificação dos requisitos funcionais: transcrição dos requisitos, a selecção através dos limites dos atributos, e a ordenação dos índices dos materiais. Os limites dos atributos e os índices dos materiais. Os requisitos funcionais dos componentes e a metodologia de selecção dos índices dos materiais. Metodologia de transcrição dos requisitos funcionais do componente. Selecção dos materiais com base nos limites dos atributos. Ordenação: índices e cartas de materiais. A informação complementar. Selecção de materiais com base no software Ces EduPack e consultas a bases de dados de materiais. Os índices estruturais. Realização de exemplos de aplicação e estudos de casos. 5. Processos de conformação: Atributos geométricos dos componentes e a implicação na selecção dos processos de conformação. As famílias de processos: de conformação, de união e de acabamento. Estratégia de selecção sistemática dos processos. Selecção dos processos com base em critérios económicos. 6. Restrições e objectivos múltiplos: Selecção com restrições múltiplas. Objectivos antagónicos, funções penalização e constantes de permuta. 7. Selecção de materiais e o efeito da forma do componente: os factores de forma. Limites À eficiência de forma. As secções estruturais. O influência da forma do componente na selecção dos índices de materiais. Selecção simultânea da forma e do material. 8. Materiais e o ambiente: o ciclo de vida dos materiais. Os materiais e os sistemas de consumo de energia. Os atributos ambientais dos materiais – eco atributos – produção dos materiais e consumo energético, fim de vida e os indicadores ecológicos. Eco selecção.
Apresentação sucinta dos aspectos teóricos mais relevantes por recurso a resumos da matéria em apreço, utilização do sooftware CES Edupack na resolução dos problemas de selecção de materiais. Sugestão de trabalhos de índole teórica-prática e prática dos temas em apreço, para aplicação dos conceitos, em grupos de trabalho de 2 ou 3 alunos. Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos propostos. Resolução de exemplos de aplicação em cada capítulo da matéria.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 38,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 12,00 |
Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Com a apresentação, discussão e avaliação positiva do trabalho prático e média positiva nos dois testes intercalares
40% para cada teste intermédio. 20% para o trabalho prático.
Não está prevista.
Não está prevista.
Exame de recurso
Esta disciplina está concebida para um intenso trabalho do aluno em regime tutorial, acompanhado de apresentações intermédias do projeto.