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Transferência de Calor

Código: EM0037     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fluidos e Calor

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 257 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 58,5 162

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 2 6,00
Armando Carlos Figueiredo Coelho de Oliveira 6,00
Teórico-Práticas Totais 16 24,00
Simão Onofre Vaz Lourenço Mateus 4,00
Patrick Ferreira 4,00
Susana Costa Cardoso 4,00
João Daniel Pereira Soares 3,00
José Luís Coelho Alexandre 6,00
Nelson Augusto Rangel Moreira 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-01-20.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Compreender os mecanismos e os modos de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos físicos e da sua modelação matemática com recurso a diversas simplificações. Outro objectivo é o de um primeiro contacto com técnicas experimentais de transferência de calor.

Resultados de aprendizagem e competências


Competências: ser capaz de efetuar análise qualitativa mas também quantitativa em situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de projeto e dimensionamento, recorrendo ao apoio de sistemas de simulação e cálculo.




Resultados da aprendizagem e competências: capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao projeto e cálculo de sistemas térmicos de engenharia, valorizando a abordagem aos processos de conversão energética e da energia-ambiente, nomeadamente através da eficiênca energética.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de Análise e Álgebra Matemática, Termodinâmica, Mecânica de Fluidos, Análise Numérica.
Bom domínio de equações diferenciais e sua integração. 

Programa

1. Introdução aos mecanismos e modos de Transferência de Calor: posicionamento da disciplina de TC e contraponto com a Termodinâmica, que se baseia em balanços entre estados “finais”; casos simples de condução, convecção e radiação; noção de resistência térmica.

2. Condução: equação de Fourier; condutibilidade e difusividade térmica; equação geral da condução; condução monodimensional estacionária (placa plana, cilindro e esfera, com e sem geração de calor interna, alhetas); breve introdução à solução numérica da condução multidimensional estacionária; condução transiente (sistema global, soluções analíticas monodimensionais para placa plana, cilindro e esfera).

3. Convecção: equação da energia para um escoamento; números adimensionais; coeficiente de convecção; escoamentos internos e externos e respectivas correlações; convecção natural em geometrias simples (placa, cilindro, cavidade rectangular) e correlações. 

4. Mudança de fase: condensação em filme no exterior de placas e tubos e respectivas correlações; ebulição em reservatório: regimes e correlações respectivas. 

5. Radiação: radiação eletromagnética e térmica; conceitos fundamentais; corpo negro e suas propriedades; propriedades radiativas dos materiais; trocas de radiação em meio não participante (radiosidade, factor de forma e balanços); radiação e convecção combinadas; escudos de radiação; analogia reo-eléctrica e suas limitações.

6. Permutadores de calor: tipos e geometria; diferença de temperatura média logarítmica e eficiência; relações eficiência-NTU para diferentes geometrias.

Bibliografia Obrigatória

Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. P. and DEWitt, D. P.;; Fundamentals of heat and mass transfer, John Wiley and Sons, 2011. ISBN: 978-0470-50197-9 (versão mais actual da bibliografia adoptada)
Docentes da disciplina; Enunciados de alguns exercícios tipo para apoio às aulas

Bibliografia Complementar

Incropera Frank P.; Fundamentals of heat and mass transfer. ISBN: 978-0-471-45728-2 (corresponde à 6ª edição e existe na Biblioteca FEUP)
Incropera Frank P.; Fundamentos de transferência de calor e de massa. ISBN: 85-216-1146-3 (tradução em português do Brasil da 5ª edição (disponível na Biblioteca FEUP))
Çengel, Yunus A.; Heat Transfer - A Practical Approach, McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2
Rui Figueiredo, José Costa e António Raimundo; Transmissão de calor: Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2015. ISBN: 978-972-757-983-9

Observações Bibliográficas

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição dos conceitos e equações, e análise de exemplos práticos (duas sessões semanais de 1,5 h cada).
Aulas teórico-práticas para abordar a resolução de problemas tipo (uma sessão semanal de 1,5 h). 
Prática laboratorial de introdução à transferência de calor experimental (três visitas/trabalhos em grupo a realizar durante o semestre em sessões de 2 h cada).

 

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Terão frequência os alunos regularmente inscritos que não excedam o número de faltas conforme as normas de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final.

A avaliação desta Unidade Curricular é realizada por dois mini-testes teóricos moodle, sem consulta, a realizar durante o semestre, tendo cada um o peso de 15% na nota final, uma prova final prática escrita com o peso de 60% na nota final, e a avaliação decorrente dos trabalhos laboratoriais com o peso de 10% na nota final. O acesso à prova escrita requer uma nota média de pelo menos 6.0 valores no conjunto das duas provas moodle. As faltas de comparência a um teste moodle, ao exame, ou a um trabalho laboratorial são classificadas com zero valores. 

Na época de recurso a avaliação será composta por uma prova teórica moodle incidindo na totalidade da matéria, com o peso de 30%, e uma prova prática escrita com o peso de 60%, sendo que o acesso à prova escrita de recurso requer uma nota mínima de 6.0 valores na prova moodle de recurso. Não existe recurso para a avaliação laboratorial, mantendo-se para cálculo da classificação final a nota obtida durante a 1ª época.

As regras de avaliação são idênticas para trabalhadores com o estatuto TE, ou qualquer outro estatuto, decorrendo as suas provas nos mesmos dias e horas que as dos alunos regulares. Isto significa que também só terão acesso à prova escrita os estudantes portadores de qualquer estatuto que tenham tido média de 6.0 valores no conjunto das provas moodle de cada época.

Melhoria de classificação ou prova para aprovação a efectuar na época de recurso, fora da época de recurso ou outras épocas de exame (Setembro, conclusão de curso, etc): aplicam-se as mesmas regras que para a avaliação em época de recurso, i.e., uma prova moodle com peso de 30% e uma prova escrita com peso de 60%, sendo que o acesso à prova escrita requer nota mínima de 6.0 valores na prova moodle. A avaliação da componente laboratorial deverá ter sido obtida previamente, sob pena de uma perda de 10% na classificação final.

Todas as provas moodle são sem consulta e não é permitido usar calculadora pessoal. Em todas as provas escritas só é possível consultar o formulário fornecido com o enunciado da prova. A consulta de outros elementos que não os autorizados implica automaticamente, e no mínimo, a anulação da prova.

Todos os exames serão exclusivamente em língua portuguesa, i.e., não haverá versões traduzidas para alunos Erasmus ou de outros programas de intercâmbio pelo que se recomenda o domínio da língua portuguesa para alunos inscritos nesta disciplina.

Naquilo em que este regulamento é omisso aplica-se o regulamento geral da FEUP.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Avaliação especial: aplicam-se as mesmas regras da avaliação em época de recurso, i.e., uma prova moodle com peso de 30% e uma prova escrita com peso de 60%, sendo que o acesso à prova escrita requer nota mínima de 6.0 valores na prova moodle. A avaliação da componente laboratorial deverá ter sido obtida previamente, sob pena de uma perda de 10% na classificação final.


Melhoria de classificação

Melhoria de classificação ou prova para aprovação a efectuar na época de recurso, fora da época de recurso ou outras épocas de exame (Setembro, conclusão de curso, etc): aplicam-se as mesmas regras da avaliação em época de recurso, i.e., uma prova moodle com peso de 30% e uma prova escrita com peso de 60%, sendo que o acesso à prova escrita requer nota mínima de 6.0 valores na prova moodle. A avaliação da componente laboratorial deverá ter sido obtida previamente, sob pena de uma perda de 10% na classificação final.

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