Código: | MM0055 | Sigla: | CE-L |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1015 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 9 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
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1. GENERALIDADES SOBRE O ENSINO ABERTO E A DISTÂNCIA OU DIGITALMENTE: E-LEARNING
1.1 Génese e descrição do e-learning;
1.2 Currículo "just-in-case" e "just-in-time": algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino a distância;
1.3 Modelos pedagógicos e contextos de e-learning;
1.4 Papel do professor/formador em contextos de e-learning.
2. PLATAFORMAS DE E-LEARNING
2.1 Considerações sobre plataformas pedagógicas;
2.2 Moodle e outras plataformas de e-learning;
2.3 Vantagens e desvantagens das várias plataformas;
2.4 Sugestões para melhorar as plataformas de e-learning existentes.
3. CRIAÇÃO DE CURSOS DE E-LEARNING
3.1 Desenvolvimento de objetos de aprendizagem e pacotes de trabalho;
3.2 Desenho instrucional de cursos de e-learning;
3.3 Escolha do tema e descrição do curso;
3.4 Esboço de conteúdos e estratégia;
3.5 Desenvolvimento do curso.
4. AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM E-LEARNING
4.1 Virtudes e constrangimentos do e-learning;
4.2 Qualidade no e-learning;
4.3 Avaliação de cursos de e-learning;
4.4 E-learning e a perspetiva de gestão: 5 + 1 Cs.
5. EXPERIÊNCIAS DE E-LEARNING EM PORTUGAL E NO MUNDO
5.1 Experiências de e-learning em todo mundo;
5.2 Experiências de e-learning em Portugal;
5.3 Abordagem crítica ao e-learning praticado;
5.4 Perspetivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais.
1. Haverão três sessões presenciais: uma inicial, outra a meio do semestre e outra no final para apresentação dos Projetos Pessoais desenvolvidos.
2. Serão 11 as sessões virtuais agendadas, divididas em sessões síncronas e assíncronas.
3. As sessões síncronas terão a duração aproximada de 1 hora 15 minutos. As sessões síncronas decorrerão em horário a combinar com os alunos.
4. As sessões síncronas serão para discutir, em tempo real, um determinado tema com incursões exteriores e regresso ao espaço de conversação.
5. As sessões assíncronas serão para trabalho autónomo. Algumas delas estão previamente agendadas e englobam pesquisas, dinamização de fóruns, trabalhos, etc.
6. Cada aluno terá o seu Projeto Pessoal que ele próprio gere e dinamiza.
7. Convém participar atempadamente nas atividades genéricas propostas nas sessões assíncronas, pois 3 dias antes da última aula as publicações nestes espaços serão encerradas ficando abertas apenas as publicações nos Projetos Pessoais.
8. Até à data a combinar cada aluno deverá propor ao docente um tema para o seu Projeto Pessoal através do fórum geral A minha proposta de Projeto Pessoal. Na sequência, haverá diálogo sobre o tema proposto e a fixação do Projeto pessoal de cada aluno para posterior dinamização.
PROJETO PESSOAL
A. Explorando o Moodle (ou outra plataforma de e-learning) nas mais variadas formas para desenhar e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning.
B. Projetos de carater mais investigativo/teórico (menos desejáveis, mas possíveis):
Não se aceitam trabalhos só em papel nem em suportes offline. Todos podem (e devem) disponibilizar as suas organizações na plataforma Moodle.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho de campo | 35,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.
1. Avaliação formativa continuada.
2. Dois momentos de avaliação presencial sob a forma de apresentação de trabalho e discussão.
3. Momentos pontuais de avaliação online - sessões síncronas.
4. Empenho e produção das sessões assíncronas.
5. Projeto pessoal desenvolvido.
6. Pequeno teste aberto no final.
Ponderação:
A. (35%) Participação e empenho, incluindo as apresentações e a discussão, tanto nas sessões presenciais como online.
B. (40%) Projectos pessoais, incluíndo síntese/relatório final.
C. (20%) Teste escrito final.
D. (5%) Empenho ao longo do semestre.
A nota final de cada aluno será: 0,35 x A + 0,4 x B + 0,2 x C + 0,05 x D
Aplicam-se as situações previstas pela FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Sem exame final. A nota apenas pode ser melhorada por frequência em ano letivo seguinte.