Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Acesso ao Finantial Times
Você está em: Início > MM0043
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Fotografia e Cinema

Código: MM0043     Sigla: FC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes visuais

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 24 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-27.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimento teórico e prático que possibilite os estudantes compreender a importância da imagem em projectos das duas áreas científicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos que se relacionem com a produção de imagens fixas e imagens em movimento. O conteúdo estruturante que caracteriza esta unidade curricular divide-se entre a exploração do suporte tecnológico, inseparável à captação de imagens, e os métodos de investigação, experimentação e reflexão utilizados na construção de projectos específicos.

Bibliografia Obrigatória

Barthes Roland; A câmara clara. ISBN: 972-44-0076-X
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: ISBN: 972-708-1770
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia
Giséle Freund; Fotografia e sociedade
Rosalind Krauss; O Fotográfico. ISBN: ISBN: 84-252-1858-6
António Sena; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: ISBN: 972-0-06265-7
Susan Sontag; On photography. ISBN: ISBN: 0-14-005397-2
Liz Wells; The Photography Reader. ISBN: ISBN: 0-415-30703-1
Philippe Dubois; O acto fotográfico. . ISBN: ISBN: 972-699-280-X
Gerry Badger; The Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se que os discentes desenvolvam projectos de comunicação visual, contextualizados por um fundo teórico e histórico a que os mesmos se reportem, funcionando como resposta às propostas a apresentar ao longo do funcionamento da disciplina. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências que se esperam eficazes e inovadoras. Todos os discentes deverão corresponder com uma apresentação pública, discutida perante a turma, encorajando a participação de todos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Projecto 01 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 01 — 5%
Projecto 02 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 02 — 5%
Acompanhamento de Projectos — 20%
Assiduidade, Participação e Apresentação — 10%
Curiosidade Científica — 10%
Domínio Tecnológico — 10%

Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados.

Os estudantes que não frequentem pelo menos 65% das aulas leccionadas não serão avaliados.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-12 às 19:34:07