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Matemática III

Código: EBE0013     Sigla: MAT3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 92 Plano de estudos oficial 2 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-07-27.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Curso introdutório de equações diferenciais ordinárias com aplicações à biologia, bioquímica e medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos lecionados nesta disciplina permitirão ao aluno resolver analiticamente um conjunto variado de equações diferenciais ou aplicar técnicas qualitativas quando uma solução analítica não é possível.
O aluno deverá entender a grande utilidade do uso das equações diferencias qualitativa ou quantitativamente nas áreas da biologia, bioquímica e medicina.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Cálculo diferencial e integral.

Programa



  • Equações diferenciais de primeira ordem


  • Equações diferenciais lineares de segunda ordem (homogéneas e casos especiais

  • Equações diferenciais lineares de ordem superior

  • A transformada de Laplace

  • Sistemas de equações diferencias lineares

  • Teoria qualitativa de equações diferenciais não-lineares

  • Tópicos em teoria do Caos

  • Aplicações às ciências Biomédicas


 

Bibliografia Obrigatória

Braun M.; Differential equations and their applications. ISBN: 0-387-90266-X

Bibliografia Complementar

J.D. Murray; Mathematical biology: An introduction

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de matéria teórica e prática no quadro.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 214,00

Obtenção de frequência

Nos termos das normas gerais de avaliação um estudante obterá frequência se o número de faltas às aulas não exceder 25% das aulas previstas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = Nota do exame

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes terão a oportunidade de apresentar voluntariamente e por escrito a resolução de exercícios que serão tidos em conta na nota do exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos das normas gerais de avaliação.

Melhoria de classificação

No exame de recurso.

Observações

Não será admitido qualquer tipo de comportamento que prejudique o bom funcionamento da aula, em particular, o manuseamento lúdico de telemóveis e quaquer atividade que denote falta de respeito para com o docente.
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