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Estudos de Mercado

Código: MIET0021     Sigla: EM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Mercado

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 25 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-07-26.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Obtenção de frequência, Bibliografia Complementar, Software de apoio à Unidade Curricular, Componentes de Avaliação e Ocupação, Palavras Chave, Bibliografia Obrigatória, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objectivo do curso é familiarizar os estudantes com os conceitos fundamentais de estudos de mercado. Os estudantes devem ser capazes de desenhar, conduzir e analisar um estudo de mercado de forma a tomar decisões de negócio acertadas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final os estudantes devem:



  1. Definir e estudar um problema de mercado

  2. Planear as etapas de um estudo de mercado

  3. Compreender e identificar as várias fontes de dados

  4. Conhecer e comparar as diferentes técnicas qualitativas e quantitativas de recolha de dados

  5. Desenhar um questionário

  6. Analisar os resultados de estudos de mercado

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução aos estudos de mercado

  2. Definição do problema e necessidades de investigação

  3. Concepção e desenho de um estudo de mercado

  4. Métodos de recolha de dados

  5. Desenho do questionário

  6. Análise e interpretação dos dados

Bibliografia Obrigatória

Eric Shiu, Joseph Hair, Jr., Robert Bush, David Ortinau; Marketing Research, European Edition, McGraw Hill, 2009. ISBN: 9780077117061
Dawn Iacobucci, Gilbert A. Churchill; Marketing Research-Methodological Foundations, International Edition, 10th Edition, Cengage South-Western, 2010. ISBN: 9780538743778

Bibliografia Complementar

Malhotra Naresh K.; Marketing research. ISBN: 978-0-273-70689-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas com exposição de conteúdos teóricos  combinados com aulas práticas.  A parte prática está orientada para  realização em grupo de um estudo de mercado cobrindo as suas várias fases: concepção, desenvolvimento  e implementação.

Software

SPSS
Software NVIVO

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Marketing > Estudos de mercado

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 6,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de campo 4,00
Trabalho de investigação 4,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência será obtida através da realização de um trabalho em grupo com peso de 60% na nota final, de acordo com a seguinte avaliação:

P1. Apresentação intermédia do trabalho de grupo - 20% da classificação final
P2. Apresentação final e relatório escrito do trabalho de grupo - 40% da classificação final

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.

Nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final=0,20*(trabalho de grupo P1) + 0,40*(trabalho de grupo P2) +0,35*(exame escrito) + 0,05*participação nas aulas

trabalho de grupo P1: Apresentação intermédia do trabalho de grupo

trabalho de grupo P2: Apresentação final e relatório escrito do trabalho de grupo

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.

As provas escritas serão sem consulta.

É necessária nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:

1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelo docente
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.

nota final= 0,6*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,4*nota de exame 

É necessária nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial (trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição)que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.
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