Código: | MIET0004 | Sigla: | IEMP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão de Inovação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/INOV_e_EMP/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIET | 29 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica. Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo.
I. Compreender e analisar o processo empreendedor, a forma de pensar, raciocinar e agir dos empreendedores.
II. Aplicação de métodos diferentes para gerar produtos e serviços inovadores (“user-driven” / “technology push”)
III. Ser capaz de interagir eficazmente com o Inventor e / ou Equipe de Investigação
N/A
1. O que é inovação? O que é Empreendedorismo?
2. O Poder do Empreendedorismo.
3. O Processo Empreendedor e o “Mind-set” do empreendedor - Estudos de Caso
4. Reconhecimento da Oportunidade e a sua formatação e re-formatação: a Multiplicação de ideias. A sua ideia é oportunidade?
5. Introdução ao conceito de modelo de negócio (Ontologia do Modelo de Negócio e outros modelos)
6. Inovação “Trend-Driven”
7. Estratégias de inovação “User-driven”: “Design Thinking”, “Lean Start-up”, “Lead User Method”
8. Abordagens práticas para a interação entre o empreendedor e o Inventor / Equipa de Investigação no processo de comercialização de tecnologia.
9. “Technology Push”: Metodologia “Technology-Product-Market” (TPM).
10. T-Plan - Metodologia de “Road-mapping”
Teremos em cada sessão períodos para a introdução de conceitos, geralmente blocos com a duração de 30 a 45 minutos , em conjunto com outros períodos de duração semelhante para exercícios práticos ou apresentação / discussão de casos para explorar em profundidade os temas discutidos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 160,00 |
Presença obrigatória na apresentação oral dos trabalhos de grupo e apresentação do trabalho individual.
Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
1) Avaliação individual
A1: ASSIGNMENT #1: INTERVIEW... ... an entrepreneur!
2) Avaliação da Equipa:
A2: ASSIGNMENT #2: Problem Statement & Ideation / Ethnography & Interviewing
A3: Class Assignment #1 THINKING LIKE A DESIGNER... T-Plan Road-mapping Methodology
A4: Assignment #3: TPM
A5: Class Assignment #2: Trend Driven Innovation
Nota Final = 20% * A1 + 30% * A2 + 10% * A3 + 30% * A4 + 10% * A5
N/A
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Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem
Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem