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Introdução ao Empreendedorismo

Código: MIET0004     Sigla: IEMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Inovação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/INOV_e_EMP/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 29 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica. Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo. 

Resultados de aprendizagem e competências

I. Compreender e analisar o processo empreendedor, a forma de pensar, raciocinar e agir dos empreendedores.

II. Aplicação de métodos diferentes para gerar produtos e serviços inovadores (“user-driven” / “technology push”)

III. Ser capaz de interagir eficazmente com o Inventor e / ou Equipe de Investigação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. O que é inovação? O que é Empreendedorismo?

2. O Poder do Empreendedorismo.

3. O Processo Empreendedor e o “Mind-set” do empreendedor - Estudos de Caso

4. Reconhecimento da Oportunidade e a sua formatação e re-formatação: a Multiplicação de ideias. A sua ideia é oportunidade?

5. Introdução ao conceito de modelo de negócio (Ontologia do Modelo de Negócio e outros modelos)

6. Inovação “Trend-Driven”

7. Estratégias de inovação “User-driven”: “Design Thinking”, “Lean Start-up”, “Lead User Method”

8. Abordagens práticas para a interação entre o empreendedor e o Inventor / Equipa de Investigação no processo de comercialização de tecnologia.

9. “Technology Push”: Metodologia “Technology-Product-Market” (TPM).

10. T-Plan - Metodologia de “Road-mapping” 

Bibliografia Obrigatória

William Bygrave, Andrew Zacharakis; Entrepreneurship. ISBN: 978-0-471-75545-6
Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli; New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1

Bibliografia Complementar

O'Connell, Donal; Harvesting External Innovation : Managing External Relationships and Intellectual Property, Farnham, Surrey : Gower Pub. 2011, 2011 (Livro disponível via EBSCOhost @ Biblioteca Virtual da U.Porto : http://web.ebscohost.com/ehost/detail?vid=4&sid=3aafe1d0-9fe7-45e6-8eec-04a2578ff4cb%40sessionmgr13&hid=10&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#db=e000xww&AN=398231)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teremos em cada sessão períodos para a introdução de conceitos, geralmente blocos com a duração de 30 a 45 minutos , em conjunto com outros períodos de duração semelhante para exercícios práticos ou apresentação / discussão de casos para explorar em profundidade os temas discutidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória na apresentação oral dos trabalhos de grupo e apresentação do trabalho individual.

Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Avaliação individual

A1: ASSIGNMENT #1: INTERVIEW... ... an entrepreneur!

2) Avaliação da Equipa:

A2: ASSIGNMENT #2: Problem Statement & Ideation / Ethnography & Interviewing

A3: Class Assignment #1 THINKING LIKE A DESIGNER... T-Plan Road-mapping Methodology

A4: Assignment #3: TPM

A5: Class Assignment #2: Trend Driven Innovation


Nota Final = 20% * A1 + 30% * A2 + 10% * A3 + 30% * A4 + 10% * A5

 

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem

Melhoria de classificação

Não aplicável; trata-se de um processo contínuo de aprendizagem

Observações

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