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Teste, Verificação e Validação de Software

Código: EIC0113     Sigla: TVVS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 25 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Familiarização com a terminologia usada em teste de software. Conhecer e saber aplicar as técnicas principais de teste para controlo de qualidade de software.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes deverão conhecer os conceitos de teste de software, as técnicas de conceção de casos de teste e quando as usar, e conhecer e saber aplicar as diferentes ferramentas de teste de software existentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos básicos de qualidade de software: noção de qualidade; atributos e métricas de qualidade segundo a norma ISO 9126; fatores de qualidade; custos de qualidade; verificação e validação versus garantia de qualidade.

2. Teste de software: conceitos básicos e definições; técnicas de conceção de casos de teste (testes de caixa negra e de caixa branca); testes unitários e "test-driven development"; testes de integração; testes de sistema (teste através da interface para o utilizador, teste de desempenho, fiabilidade, disponibilidade, compatibilidade, etc.); teste baseado em modelos; testes de aceitação; planeamento e documentação de testes; reporte e seguimento de problemas; métricas relacionadas com testes; gestão do processo de testes; automatização dos testes.

3. Inspeções, revisões e outras técnicas de análise estática de software.

Bibliografia Obrigatória

Burnstein, Ilene; Practical software testing. ISBN: 0-387-95131-8
Mathur, Aditya P.; Foundations of software testing. ISBN: 81-317-1660-0

Bibliografia Complementar

Kent Beck; Test Driven Development: By Example. ISBN: 978-0321146533
Rick Mugridge, Ward Cunningham; Fit for Developing Software: Framework for Integrated Tests, Prentice Hall, 2005. ISBN: 978-0321269348
Utting, Mark; Practical Model-Based Testing. ISBN: 978-0-12-372501-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão. Nas aulas laboratoriais, os alunos terão a oportunidade de realizar pequenos projetos e realizar um trabalho de exploração de ferramentas de teste. Este trabalho será dividido em duas fases: na primeira fase, os alunos terão que preparar a apresentação de uma ferramenta de teste e elaborar um exercício prático de utilização; na segunda fase, os alunos terão que produzir um relatório com um levantamento e comparação de ferramentas de teste de um determinado tipo.

Software

websecurify
TestMaker
Vienna
JUnit / NUnit / TestNG
Hudson
Jester
WebTst
RATS
SpecExplorer (VS2010)

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% na avaliação de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

(E) Exame final com peso de 50%. Nota mínima de 45% no exame.

Trabalhos práticos com peso de 50%:

- (A) aula prática: 25%;

- (P) trabalho de pesquisa: 25%.

Classificação Final = (E)*50% + (A)*25% + (P)*25%

Nota: em todo o caso, a classificação final não pode exceder em mais de 3 valores a classificação do exame arredondada para o inteiro mais próximo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas.

Melhoria de classificação

A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso. As classificações obtidas no trabalho prático podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.

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