Código: | EIC0023 | Sigla: | BDAD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 185 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
ENQUADRAMENTO
Sistemas de Informação (SI) é uma área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os alunos para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (optimização, controlo de acesso e políticas de concorrência) de bases de dados relacionais. Introduz, ainda, o conceito de bases de dados multi-dimensionais, bases de dados NoSQL e modelos de dados semi-estruturados.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 50%
Componente tecnológica: 50%
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Após a conclusão desta unidade o aluno deve ser capaz de:
- Criar um modelo conceptual para uma base de dados num contexto específico;
- Mapear um modelo conceptual para um esquema relacional;
- Identificar dependências funcionais numa relação;
- Diferenciar formas normais em esquemas relacionais;
- Decompor esquemas relacionais para a forma normal Boyce-Codd e 3a forma normal;
- Criar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL a partir de um esquema relacional;
- Usar álgebra relacional para interrogar bases de dados;
- Consultar bases de dados relacionais usando a linguagem SQL;
- Compreender a necessidade de índices e identificar o melhor índice a criar numa dada situação;
- Usar transações e concorrência que garantam a integridade dos dados de uma base de dados;
- Explicar as principais características de um sistema de gestão de bases de dados;
- Identificar as diferenças entre uma base de dados relacional, bases de dados multi-dimensionais e bases de dados NoSQL e qual a mais adequada a uma dada situação.
PRÉ REQUISITOS
Conhecimentos básicos de álgebra.
Diagrama de classes UML. Modelo entidade-associação (E-A). Esquema relacional, normalização e mapeamento de UML e E-A para relacional. Linguagem de definição de dados SQL e restricões de integridade. Álgebra relacional como linguagem de interrogação. Linguagem de manipulação de dados SQL. Gatilhos. Vistas. Índices. Transacções, controlo de concorrência e recuperação. Controlo de acessos. Recursão em SQL. Introdução a armazéns de dados e OLAP. Introdução a modelos de dados semi-estruturados. Introdução a sistemas NoSQL.
Utilizam-se as aulas teóricas para exposição dos assuntos do programa e exemplos de aplicação. As aulas práticas decorrem em laboratório, com recurso a sistemas de gestão de bases de dados do mercado. Nas aulas resolver-se-ão exercícios e efectuar-se-ão pequenos desenvolvimentos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho escrito | 7,50 |
Trabalho laboratorial | 22,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas. É necessário obter a classificação mínima de 8 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída para acesso ao exame. A avaliação distribuída é determinada pela avaliação de dois testes, um trabalho de grupo e pela avaliação presencial.
AD - Avaliação Distribuída (mínimo: 8 valores), composta por:
PP - Participação presencial
T - Testes
PROJ - Projeto/Trabalho de grupo
EF - Exame Final (mínimo: 8 valores)
Nota = arredonda(0,1 PP + 0,2 T + 0,3 PROJ + 0,4 EF)
O projeto consiste na avaliação de um trabalho de grupo que será avaliado em três momentos diferentes: cada uma das duas primeiras entregas vale 25% e a última vale 50% da avaliação do projeto.
Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os testes correspondentes à avaliação distribuída, sendo o projeto obrigatório.
A classificação final poderá, em caso de haver vantagem, ser atribuída como em melhoria de classificação.
É possível melhorar a classificação final através de um segundo exame a realizar em época prevista para esse efeito.
Para efeitos de melhoria, a avaliação distribuída resume-se aos 30% correspondentes ao projeto, dispensando-se a classificação dos testes e da participação presencial (peso do exame = 70%).
A classificação do trabalho pode ser melhorada no ano seguinte.
Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior podem optar por guardar a referida avaliação distribuída. Devem comunicar ao regente esta intenção.
Em 2017/18, os estudantes que pretendam guardar a avaliação de 2016/17 podem optar por ser avaliados como em "Melhoria de classificação" ou podem optar pela forma de avaliação expressa em "Fórmula de cálculo da classificação final".
A língua oficial das aulas é o Português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em Inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em Inglês.