Gestão da Qualidade Total
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Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais do controlo, garantia e gestão da qualidade;
- Objetivo 2: compreender os princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001;
- Objetivo 3: ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho de acordo com a norma ISO 9001;
- Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
- Objetivo 5: utilizar a resolução estruturada de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
- Objetivo 6: utilizar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
- Objetivo 7: conhecer outros referenciais, metodologias e ferramentas no âmbito da gestão da qualidade.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular o aluno deve:
- compreender os princípios fundamentais de controlo, da garantia e da gestão da qualidade;
- ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
- ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho;
- conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
- utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
- utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e tenteoria elemar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.
Programa
PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
- Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações;
- Conceitos de controlo, garantia e gestão da qualidade;
- Princípios da gestão da qualidade (controlo dos processos, orientação ao cliente, melhoria contínua, envolvimento e liderança, gestão baseada em factos)
- Custos da qualidade.
- Análise de casos.
SEGUNDA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE
- Apresentação e análise os princípios, organização e requisitos da família das normas ISO 9000, com ênfase na norma ISO 9001.
- Análise e documentação de procedimentos de trabalho no contexto da norma ISO 9001;
- Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. Análises de casos práticos.
- Processos de auditoria e de certificação de Sistemas de Gestão.
- Referência a outros referenciais de gestão no âmbito ambiental da higiene e segurança e da responsabilidade social.
TERCEIRA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
- Resolução estruturada de problemas: apresentação de diversas abordagens e introdução à metodologia Six Sigma;
- Evolução histórica dos métodos estatísticos para a melhoria da qualidade: amostragem, controlo estatístico do processo, desenho de experiências;
- Ferramentas básicas da Qualidade - fluxogramas, folhas de registo de dados, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de causa-efeito, diagrama de dispersão;
- Controlo estatístico de processos: cartas de controlo Shewart para atributos e variáveis;
- Análise da capacidade dos processos;
- Amostragem: desenho de planos de amostragem. Norma ISO 2859;
- Análise de sistemas de medida;
- Evolução das metodologias de melhoria contínua: da gestão da qualidade total à metodologia Lean Six Sigma. Uma visão integrada das metodologias de melhoria contínua.
Bibliografia Obrigatória
Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
José António Cabral - Henriqueta Nóvoa; Slides de Apoio à Disciplina
Bibliografia Complementar
Montgomery, Douglas C.;
Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4 (Montgomery, Douglas C. ; 3ª ed. 1997; John Wiley & Sons, Inc. )
Juran, Joseph M.;
Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9 (Juran, J e F. Gryna ; 3ª ed. 1993 ; Mc-Graw-Hill Book Company )
Feigenbaum, Armand Vallin;
Total quality control (Feigenbaum, A. ; 3ª ed. 1991; Mc-Graw-Hill International Editions )
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.
Software
Minitab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das seguintes componentes:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10%
- prova escrita: 50%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40%
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50%
- prova escrita: mínimo de 40%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de janeiro e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas (dia 28 de setembro).
Melhoria de classificação
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.
Observações
Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.