| Código: | MM0028 | Sigla: | SAS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologia Musical |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sites.google.com/a/gcloud.fe.up.pt/sas/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MM | 16 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
| 2 |
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:
1) Conhecer de forma aprofundada as várias formas de síntese sonora, bem como as linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicar a síntese sonora digital em diversos contextos de design de som e criação musical, com ênfase nos meios interactivos.
3) Aperfeiçoar, adaptar e criar novos modelos de síntese sonora para responder a situações práticas específicas.
1) As várias famílias de síntese sonora (gravação processada, modelos espectrais, modelos físicos e modelos abstractos):
a) introdução e contextualização histórica;
b) implementação, quando possível, em síntese analógica por controlo de voltagem;
c) implementação em síntese digital.
2) Ambientes para síntese sonora digital:
a) Max/MSP e Pure Data;
b) Kyma.
3) Interacção com síntese sonora digital:
a) controlo gestual de parâmetros de síntese sonora;
b) síntese granular e concatenativa;
c) design de som procedimental.
4) Aplicações práticas da síntese sonora digital.
Unidade curricular ministrada sob a forma de Seminário compreensivo, intercalado com sessões de aplicação prática sobre as tecnologias abordadas.
Desenvolvimentos destas aplicações práticas são realizados individualmente pelos alunos fora das horas de contacto e contribuem no seu conjunto para 40% da avaliação final.
O trabalho individual final, que contribui com 60% para a avaliação final, consiste na concepção e implementação de uma aplicação prática de síntese sonora digital num contexto de design de som para meios interactivos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Trabalho laboratorial | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho laboratorial | 70,00 |
| Total: | 165,00 |
Fórmula de avaliação: 0,4 * pt + 0,6 * tf
pt - pequenos trabalhos realizados durante o semestre;
tf - trabalho final.
Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.
Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.