Código: | MESHO100 | Sigla: | PCF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência Sociais e do Comportamento |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia de Minas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESHO | 16 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;
II. COMUNICAÇÃO
Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;
III. FORMAÇÃO
Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;
Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;
I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
· Fomentar a articulação dos conceitos teórico-metodológicos abordados com as situações reais de trabalho;
II. COMUNICAÇÃO
· Promover o desenvolvimento de competências comunicacionais;
III. FORMAÇÃO
· Conceber e avaliar programas de formação, promovendo a regulação do seu impacto efetivo nas condições de segurança e saúde dos trabalhadores.
I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
·A abordagem tradicional da psicossociologia do trabalho
·A vontade de ruptura com o taylorismo: conceção do fator humano e do processo de produção
·As categorias de análise da abordagem contemporânea: trabalho prescrito/trabalho real; pluricausalidade e erro humano; restituição e validação; vigilância metodológica e ética; pensar o trabalho além da empresa
II. COMUNICAÇÃO
·Princípios gerais da comunicação numa abordagem tradicional
·Pluridisciplinariedade e comunicação: diferentes representações na avaliação de riscos
·O diálogo num duplo sentido entre trabalhadores e interventores
III.FORMAÇÃO
·Da conceção do sistema social às conceções da formação
·Formação "gestos e posturas": de uma prevenção prescritiva a uma prevenção compreensiva
·Análise ergonómica do trabalho e formação dos atores da prevenção
·Avaliação da formação e transformação do trabalho: contributos e limites da ação de formação; os atores da prevenção de riscos no seio e fora da empresa.
Nesta unidade curricular procura-se criar condições favoráveis ao desenvolvimento de saberes e competências, consubstanciados pela apresentação de exemplos concretos, estudos de caso e pequenos exercícios, acompanhados de debate, bem como de feedback sobre as propostas avançadas.
Condições de Frequência: 90 % para obtenção do CAP;
75% para obtenção do Mestrado e Especialização.
A avaliação proposta assume um caráter contínuo, sendo considerados dois elementos:
· Realização de trabalhos teórico-práticos, em pequenos grupos (entrega posterior de relatório escrito): 40% da nota final
· Exame final (exame oral): 60% da nota final
Em cada elemento de avaliação exige-se uma nota mínima de 8,5 valores.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Classificação final = Trabalhos teórico-práticos (40%) + Exame final (60%)