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Psicossociologia, Comunicação e Formação

Código: MESHO100     Sigla: PCF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESHO 16 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;

II. COMUNICAÇÃO

Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;

III. FORMAÇÃO

Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;

Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;

Resultados de aprendizagem e competências

I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

· Fomentar a articulação dos conceitos teórico-metodológicos abordados com as situações reais de trabalho;

II. COMUNICAÇÃO

· Promover o desenvolvimento de competências comunicacionais;

III. FORMAÇÃO

· Conceber e avaliar programas de formação, promovendo a regulação do seu impacto efetivo nas condições de segurança e saúde dos trabalhadores.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

·A abordagem tradicional da psicossociologia do trabalho

·A vontade de ruptura com o taylorismo: conceção do fator humano e do processo de produção

·As categorias de análise da abordagem contemporânea: trabalho prescrito/trabalho real; pluricausalidade e erro humano; restituição e validação; vigilância metodológica e ética; pensar o trabalho além da empresa

II. COMUNICAÇÃO

·Princípios gerais da comunicação numa abordagem tradicional

·Pluridisciplinariedade e comunicação: diferentes representações na avaliação de riscos

·O diálogo num duplo sentido entre trabalhadores e interventores

III.FORMAÇÃO

·Da conceção do sistema social às conceções da formação

·Formação "gestos e posturas": de uma prevenção prescritiva a uma prevenção compreensiva

·Análise ergonómica do trabalho e formação dos atores da prevenção

·Avaliação da formação e transformação do trabalho: contributos e limites da ação de formação; os atores da prevenção de riscos no seio e fora da empresa.

Bibliografia Obrigatória

Dejours, C. ; O fator humano, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005
De Keyser, V., & Leonova, A. (Eds.) ; Error prevention and well-being at work in Western Europe and Russia. Psychological traditions and new trends., Dordrecht: Kluwer, 2001
Guérin, F., Daniellou, F. Duraffourg, J. Kerguelen, A., & Laville, A. ; Compreender o trabalho para transformá-lo, São Paulo: Edgar Blücher., 2001

Bibliografia Complementar

Brinkerhoff, R. ; Increasing impact of training investments: an evaluation strategy for building organizational learning capability. "Industrial and commercial training", 38 (6), 302-307, 2006
Santos, M. & Lacomblez, M. ; Discutir o trabalho, fazer sabendo : Projecto de formação profissional de adultos. "Cadernos de Consulta Psicológica", 17/18, 305-311, 2002
Teiger, C., & Lacomblez, M. (Coord.); (Se) Former pour transformer le travail : Dynamiques de constructions d’une analyse critique du travail., Québec/Bruxelles: Presses Universitaires de Laval & European Trade Union Institute., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular procura-se criar condições favoráveis ao desenvolvimento de saberes e competências, consubstanciados pela apresentação de exemplos concretos, estudos de caso e pequenos exercícios, acompanhados de debate, bem como de feedback sobre as propostas avançadas.

Condições de Frequência: 90 % para obtenção do CAP;

75% para obtenção do Mestrado e Especialização.

A avaliação proposta assume um caráter contínuo, sendo considerados dois elementos:

· Realização de trabalhos teórico-práticos, em pequenos grupos (entrega posterior de relatório escrito): 40% da nota final

· Exame final (exame oral): 60% da nota final

Em cada elemento de avaliação exige-se uma nota mínima de 8,5 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Presença em 75% das aulas para estudantes com CAP em SHT e 90% para estudantes sem CAP em SHT

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = Trabalhos teórico-práticos (40%) + Exame final (60%)

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a docente responsável no início da UC.

Melhoria de classificação

O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição (Exame) e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.

Observações

n.a.
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