Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MCI0013

Psicologia Cognitiva

Código: MCI0013     Sigla: PCOG

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 12 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Identificar os conceitos básicos da Psicologia Cognitiva;
2. Analisar diversas aplicações destes conhecimentos;
3. Relacionar e aplicar estes saberes na resolução de problemas da área profissional dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer os fundamentos da Psicologia Cognitiva 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos 3. Mostrar capacidades de utilizar abordagens científicas e de as desenvolver 4. Mostrar capacidades de análise e de síntese 5. Mostrar capacidades de planificar, organizar e apresentar trabalho desenvolvido individualmente ou em grupo 6. Desenvolver espírito crítico face à divulgação de novos conhecimentos 7. Resolver problemas – aplicar os resultados de investigação realizada a problemas novos no âmbito profissional e ter a capacidade de organizar e planificar trabalhos de investigação

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.A Psicologia Cognitiva

2.Os processos cognitivos
a.Perceção e Atenção
b.Memória
c.Imagética
d.Compreensão e conhecimento
e.Linguagem
f.Resolução de problemas, e criatividade
g.Raciocínio lógico e tomada de decisão
h.Diferenças individuais na cognição

3.Cognição em emoção

4.Contributos da Psicologia Cognitiva para outras áreas de estudo

Bibliografia Obrigatória

Atkinson, R. L., Atkinson, R. C., Smith, E. E., Bem, D. J., & Nolen-Hoeksema, S.; Introdução à Psicologia de Hilgard, Artmed Editora, 2002
Burns, R. B. & Dobson, C. B. ; Introductory Psychology, MTP Press Limited, 2002
Ellis, H. C. & Hunt, R. R. ; Fundamentals of cognitive Psychology, WCB Brown & Benchmark Publishers, 1993
Matlin, M. W. ; Cognition, Harcourt Brace Publishers, 1994
Martins. F.; Influência das emoções no desempenho cognitivo: ira e processamento de informação, Universidade do Minho, 1999
Sternberg, R. J.; Estilos de pensamento: a importância do seu conhecimento na escolha de estratégias de aprendizagem, Editora Replicação, Lda., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação de curtas exposições teóricas e de trabalho de pesquisa realizado pelos alunos individualmente com exposição oral, debates a partir de resultados de trabalhos de investigação publicados na área de cruzamento entre Psicologia Cognitiva e outras ciências.
A avaliação inclui: Relatório de leitura ou trabalho de investigação individual - 70%; exame final- 30%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 62,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 70%; exaqme final- 30%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-11-25 às 22:40:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias