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Planeamento e Ordenamento do Território

Código: EA0076     Sigla: POT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 34 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-30.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos desta unidade curricular consistem em dotar os estudantes de competências teóricas e práticas no que se refere ao Planeamento Urbano e Regional, e de dotar de competências técnicas de análise e apoio à tomada de decisão na gestão urbana e regional. Com isto pretende-se facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os principais resultados de aprendizagem concernem em primeiro lugar, competências de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano, nomeadamente metodologias de caracterização, diagnóstico e previsão nas áreas temáticas da população, habitação, emprego, equipamento, mobilidade e transportes, e em segundo lugar conhecimento dos principais instrumentos de gestão territorial (tipologia; conteúdo, objetivos e escalas).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

0. Apresentação
1. Planeamento Regional e Urbano: Uma perspetiva histórica
1.1. A evolução da ocupação do território e as problemáticas
1.2. O aparecimento do planeamento e a sua evolução
1.3. As principais correntes Urbanísticas
2. O funcionamento dos espaços Urbanos e Regionais. Metodologias de Caracterização, diagnóstico e previsão.
2.1 Demografia
2.2 Habitação.
2.3 Economia
2.4 Equipamentos.
2.5 Transportes e Mobilidade.
3. O Desenvolvimento Sustentável. O Contributo do Planeamento Territorial
4. Instrumentos de Gestão Territorial (Planos). Os planos e a sua tipologia; conteúdo, objectivos e escalas.
4.1 Conceitos Gerais
4.2 A componente Ambiental dos Instrumentos.
4.3 Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica

Bibliografia Obrigatória

Mafra, F; Silva, J; Planeamento e Gestão do Território, Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004
Pinho, P; Silva, C; Mobility Patterns and Urban Structure, Ashgate, 2015. ISBN: 978-1-4724-1297-3

Bibliografia Complementar

Teresa Fidélis; Planeamento territorial e ambiente. ISBN: 972-8500-58-0
Maria do Rosário Partidário, Paulo Pinho; Avaliação de impacte ambiental. ISBN: 972-8577-09-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de discussão teórica em volta dos conteúdos programáticos apresentados. Aulas teórico-práticas de apresentação de técnicas e instrumentos de análise e apoio ao planeamento e de acompanhamento de um trabalho prático (recorrendo à aplicações das técnicas e instrumentos apresentados). Avaliação distribuída com exame final.

Software

Q GIS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final =10 valores (Componente Obrigatória)
Avaliação Distribuída (Trabalho Prático) = 10 valores

A Avaliação Distribuída contém as seguintes componentes:
     Relatório Escrito = 5 valores (Componente Obrigatória)
     Apresentação final do Trabalho = 1 valor
     Resposta Individual à questão estratégica do Trabalho = 1,5 valores (Componente Obrigatória)
     Entregas estipuladas no calendário de trabalho = 1,5 valores
     Debate em aula = 1 valor

Nota: A não realização de qualquer uma das componentes obrigatórias no calendário definido resulta em Reprovação por Falta de Componente (RFC).

 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da avaliação distribuída realiza-se por frequência curricular das suas diversas componentes na ocorrência subsequente da unidade curricular.

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