Código: | EA0026 | Sigla: | MD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEA | 50 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
MIEQ | 4 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - como ciência aplicada para melhores decisões.
Objetivos principais: Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia, facilitação e prática de conhecimentos fundamentais nestas áreas.
Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- recorrer a folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.
Resultados e competências para:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão, de otimização e de gestão, associados a situações do mundo real;
- representar os problemas identificados através de diferentes formas, como modelos matemáticos, gráficos ou de simulação;
- compreender e saber aplicar algoritmos e heurísticas para resolver alguns tipos de problemas importantes e bem conhecidos;
- analisar criticamente as soluções obtidas.
Álgebra Linear; Análise Matemática; Probabilidades e Estatística.
1. Métodos de Decisão - enquadramento na Investigação Operacional
2. Investigação Operacional – introdução
3. Metodologia da Investigação Operacional.
4. Teoria da Decisão.
5. Modelos de Otimização.
6. Programação Linear
7. Algoritmo simplex.
8. Programação Inteira – breve introdução.
9. Problemas de Transportes e de Afetação
10. Grafos e Redes - introdução
11. Problemas de Fluxo Máximo, de Caminho Mínimo e outros correntes em Grafos e Redes
12. Filas de espera.
13. Problemas de decisão multicritério.
Aulas Teóricas: Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa, ilustrada por casos, exemplos e problemas.
Aulas Práticas: Apresentação de algoritmos e métodos de resolução, através da ilustração da aplicação dos algoritmos, e esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Teste | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 82,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 138,00 |
Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
Exame (E): 20val
Mini Teste i (mTi): 20 val
Classificação Final: 0,70E + 0,10mT1 + 0,10mT2 + 0,10mT3
Haverá três mini-testes ao longo do semestre. Os mini-testes serão realizados, sem consulta, durante as aulas P. Datas a combinar em outubro, novembro e dezembro.
O exame poderá ser com consulta.
Apenas Exame final: 20 valores
Mantém-se a avaliação distribuída (Os 3 mTi e a Participação Presencial). O exame terá o peso de 14,00 (em 20val.)
A unidade curricular de Métodos de Decisão contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO: 1. Conhecimento Técnico e Raciocínio 1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação; Os conteúdos de Métodos de Decisão constroem directamente sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão e de otimização. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Por outro lado, durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científico do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais 2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas 2.1.1 identificação e formulação de problemas 2.1.2 modelização 2.1.3 estimação e análise qualitativa 2.1.4 análise com incerteza 2.1.5 solução e recomendação A metodologia de ensino de Métodos de Decisão, e os seus conteúdos, podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma actividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto incerteza é abordada em Teoria da Decisão e em Multicritério. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento 2.2.1 formulação de hipóteses 2.2.2 pesquisa de literatura 2.2.3 inquérito experimental 2.2.4 teste de hipóteses e defesa 2.3 Pensamento sistémico 2.3.1 pensamento holístico 2.3.2 emergência e interacção entre sistemas 2.3.3 priorização e focagem 2.3.4 trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução O endereçamento destas competências é de algum modo indirecto, podendo ser mais directamente descritas como competências: (1) de análise, enquanto capacidade de formular conceptualizar e resolver problemas não familiares; (2) de projecto, enquanto solução de problemas não familiares, com criatividade, complexidade, incerteza técnica; (3) de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE). A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com trade-offs e balanceamento. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. Os objectivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projectar, etc... Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objectivos de aprendizagem muito detalhados.