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Métodos de Decisão

Código: EA0026     Sigla: MD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 50 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162
MIEQ 4 Plano de estudos oficial 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - como ciência aplicada para melhores decisões.

Objetivos principais: Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia, facilitação e prática de conhecimentos fundamentais nestas áreas.

Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- recorrer a folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados e competências para:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão, de otimização e de gestão, associados a situações do mundo real; 
- representar os problemas identificados através de diferentes formas, como modelos matemáticos, gráficos ou de simulação;
- compreender e saber aplicar algoritmos e heurísticas para resolver alguns tipos de problemas importantes e bem conhecidos;
- analisar criticamente as soluções obtidas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Álgebra Linear; Análise Matemática; Probabilidades e Estatística.

Programa

1. Métodos de Decisão - enquadramento na Investigação Operacional

2. Investigação Operacional – introdução

3. Metodologia da Investigação Operacional.

4. Teoria da Decisão.

5. Modelos de Otimização.

6. Programação Linear

7. Algoritmo simplex.

8. Programação Inteira – breve introdução.

9. Problemas de Transportes e de Afetação

10. Grafos e Redes - introdução

11. Problemas de Fluxo Máximo, de Caminho Mínimo e outros correntes em Grafos e Redes

12. Filas de espera.

13. Problemas de decisão multicritério.

Bibliografia Obrigatória

Hillier, Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
José Soeiro Ferreira; Investigação Operacional - Textos de apoio

Bibliografia Complementar

Clemen, Robert T.; Making hard decisions. ISBN: 0-534-92336-4
ed. Rui Carvalho Oliveira, José Soeiro Ferreira; Investigação operacional em ação. ISBN: 978-989-26-0737-5
Tavares, Luís Valadares 070; Investigação operacional. ISBN: 972-8298-08-0
Mourão, Pinto, Simões, Valente, Pato; Investigação Operacional, Verlag, 2011. ISBN: 978-989-642-184-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa, ilustrada por casos, exemplos e problemas.

Aulas Práticas: Apresentação de algoritmos e métodos de resolução, através da ilustração da aplicação dos algoritmos, e esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.

Software

Solver do Microsoft Excel

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 138,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame (E):   20val

Mini Teste i (mTi):    20 val

 

Classificação Final: 0,70E + 0,10mT1 + 0,10mT2 + 0,10mT3

 

Provas e trabalhos especiais

Haverá três mini-testes ao longo do semestre. Os mini-testes serão realizados, sem consulta, durante as aulas P. Datas a combinar em outubro, novembro e dezembro.

O exame poderá ser com consulta.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas Exame final: 20 valores

Melhoria de classificação

Mantém-se a avaliação distribuída (Os 3 mTi e a Participação Presencial). O exame terá o peso de 14,00 (em 20val.)

Observações

A unidade curricular de Métodos de Decisão contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO: 1. Conhecimento Técnico e Raciocínio 1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação; Os conteúdos de Métodos de Decisão constroem directamente sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão e de otimização. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Por outro lado, durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científico do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais 2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas 2.1.1 identificação e formulação de problemas 2.1.2 modelização 2.1.3 estimação e análise qualitativa 2.1.4 análise com incerteza 2.1.5 solução e recomendação A metodologia de ensino de Métodos de Decisão, e os seus conteúdos, podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma actividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto incerteza é abordada em Teoria da Decisão e em Multicritério. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento 2.2.1 formulação de hipóteses 2.2.2 pesquisa de literatura 2.2.3 inquérito experimental 2.2.4 teste de hipóteses e defesa 2.3 Pensamento sistémico 2.3.1 pensamento holístico 2.3.2 emergência e interacção entre sistemas 2.3.3 priorização e focagem 2.3.4 trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução O endereçamento destas competências é de algum modo indirecto, podendo ser mais directamente descritas como competências: (1) de análise, enquanto capacidade de formular conceptualizar e resolver problemas não familiares; (2) de projecto, enquanto solução de problemas não familiares, com criatividade, complexidade, incerteza técnica; (3) de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE). A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com trade-offs e balanceamento. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. Os objectivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projectar, etc... Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objectivos de aprendizagem muito detalhados.

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