Código: | PRODEC040 | Sigla: | AROG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Civil - Geotecnia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Geotecnia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecer os fundamentos associados à análise de fiabilidade em estruturas e geotecnia. Compreender o conceito de risco e quais as ferramentas disponíveis para a sua análise. Compreender a filosofia de segurança associada aos Eurocódigos.
Proceder a análises de fiabilidade de problemas geotécnicos de problemas com pequena complexidade matemática. Uso de Ferramentas de análise de risco para o estudo de problemas geotécnicos.
Conceitos fundamentais: definição dos objetivos e do âmbito; Incerteza e risco em Geotecnia;
Incerteza; Revisão dos conceitos de Probabilidade.
Análise de Fiabilidade e propagação de erros; Método FOSM (First Order Second Moment); Método de Hasofer-Lind; Simulação de Monte Carlo.
Factores de segurança para ações e resistências; Análise de Segurança pelos Eurocódigos.
Risco, decisões e julgamento; identificação dos riscos (eventos iniciadores, modos e cenários de rotura, fatores de exposição, identificação das consequências); quantificação do risco; risco geotécnico. Sistemas Inteligentes. Método observacional; aplicação durante a fase de projeto e construção e durante a fase de exploração.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O estudo e discussão dos elementos teóricos de apoio associada à realização de um trabalho prático com aplicação dos conceitos de risco apreendidos permitem que se atinjam os objetivos pretendidos, sendo esse trabalho o elemento final de validação.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão (aproximadamente 10 sessões de 1,5h). Envolve ainda a realização de um trabalho com a aplicação das metodologias apresentadas, aplicando-as, preferencialmente à área de trabalho do aluno.
A avaliação é efetuada através de um exame final (60%) e de um trabalho (40%).
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
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