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Análise de Risco em Obras Geotécnicas

Código: PRODEC040     Sigla: AROG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Geotecnia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Geotecnia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os fundamentos associados à análise de fiabilidade em estruturas e geotecnia. Compreender o conceito de risco e quais as ferramentas disponíveis para a sua análise. Compreender a filosofia de segurança associada aos Eurocódigos.

Resultados de aprendizagem e competências

Proceder a análises de fiabilidade de problemas geotécnicos de problemas com pequena complexidade matemática. Uso de Ferramentas de análise de risco para o estudo de problemas geotécnicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos fundamentais: definição dos objetivos e do âmbito; Incerteza e risco em Geotecnia;
Incerteza; Revisão dos conceitos de Probabilidade.
Análise de Fiabilidade e propagação de erros; Método FOSM (First Order Second Moment); Método de Hasofer-Lind; Simulação de Monte Carlo.
Factores de segurança para ações e resistências; Análise de Segurança pelos Eurocódigos.
Risco, decisões e julgamento; identificação dos riscos (eventos iniciadores, modos e cenários de rotura, fatores de exposição, identificação das consequências); quantificação do risco; risco geotécnico. Sistemas Inteligentes. Método observacional; aplicação durante a fase de projeto e construção e durante a fase de exploração.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

O estudo e discussão dos elementos teóricos de apoio associada à realização de um trabalho prático com aplicação dos conceitos de risco apreendidos permitem que se atinjam os objetivos pretendidos, sendo esse trabalho o elemento final de validação.

Bibliografia Obrigatória

Silva Cardoso, A. ; Apontamentos de Segurança Estrutural em Geotecnia, FEUP
Baecher, G. B.; Christian, John T.; Reliability and Statistics in Geotechnical Engineering, John Wiley & Sons Ltd, 2003, 605 pp. Fenton, G. A; Griffiths, D. V. – Risk Assessment in Geotechnical Engineering, John Wiley & Sons Ltd, 2008, 461 pp.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão (aproximadamente 10 sessões de 1,5h). Envolve ainda a realização de um trabalho com a aplicação das metodologias apresentadas, aplicando-as, preferencialmente à área de trabalho do aluno.
A avaliação é efetuada através de um exame final (60%) e de um trabalho (40%).

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

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