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Estruturas Pré-fabricadas de Betão

Código: PRODEC017     Sigla: EPF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Estruturas

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas e Geotecnia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar aos alunos conhecimentos e competências relacionadas com os produtos e sistemas de pré-fabricação, com destaque para a conceção, fabrico, transporte e montagem dos produtos pré-fabricados e regulamentação aplicável. Especial atenção é dada às soluções de ligação entre os diversos elementos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes ficarão a conhecer os produtos pré-fabricados com maior importância, com aplicação na construção de edifícios e pontes. Adquirirão competências de análise e dimensionamento de aspetos específicos da pré-fabricação. Serão capazes de identificar e descrever os diversos tipos de produtos utilizados na construção de edifícios e pontes. Ficarão ainda a conhecer procedimentos de transporte, fabrico e montagem e técnicas de ligação, novas tecnologias e disposições construtivas, assim como normalização específica da pré-fabricação em betão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Importância da pré-fabricação; pré-fabricação e sustentabilidade; evolução das técnicas de construção de edifícios. Sistema construtivo evolutivo: Escoramentos provisórios; presença de betões de idades diferentes; consideração da fluência e retracção. Ligações: Diversidade de soluções; modelos de comportamento; filosofia de dimensionamento; ductilidade. Pré-fabricação em edifícios: Concepção; sistemas estruturais; funcionamento de lajes e paredes como diafragmas; a integridade estrutural e acções de acidente; impedimento do colapso progressivo. Pré-fabricação em tabuleiros de pontes: Uso de vigas “I” e “U”; Soluções de continuidade nos tabuleiros; avaliação estrutural.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Os conteúdos programáticos abrangem os diversos tópicos eleitos como prioritários nos objetivos de aprendizagem. A aquisição de competências por parte dos estudantes será estimulada através de apresentações teóricas e de discussões, e ainda através da confrontação com problemas práticos

Bibliografia Obrigatória

Fédération Internationale de la Précontraint (1994)Planning and design handbook on precast building structures. ISBN; 174266115
Elliott, K.S. (2002); Precast concrete structures. ISBN: 0-7506-5084-2
Fédération Internationale de la Précontrainte (1998); Composite Floor Structures. ISBN: 1-874266-38-7
Fédération Internationale de la Précontrainte (1988); Precast prestressed hollow core floors. ISBN: 0-7277-13752
Camposinhos, R.S.; Serra Neves, A. (2005); Lajes aligeiradas com vigotas pré-tensionadas. ISBN: 972-752-081-2
Sousa, C.F. (2005); Continuidade estrutural em tabuleiros de pontes construídos com vigas pré-fabricadas. Soluções com ligação em betão armado. Tese de Mestrado. Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias, sessões de discussão e confrontação com problemas práticos. A avaliação é efectuada através da realização de um trabalho e, se necessário, da realização de um exame.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

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