Código: | PRODEC017 | Sigla: | EPF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar aos alunos conhecimentos e competências relacionadas com os produtos e sistemas de pré-fabricação, com destaque para a conceção, fabrico, transporte e montagem dos produtos pré-fabricados e regulamentação aplicável. Especial atenção é dada às soluções de ligação entre os diversos elementos.
Os estudantes ficarão a conhecer os produtos pré-fabricados com maior importância, com aplicação na construção de edifícios e pontes. Adquirirão competências de análise e dimensionamento de aspetos específicos da pré-fabricação. Serão capazes de identificar e descrever os diversos tipos de produtos utilizados na construção de edifícios e pontes. Ficarão ainda a conhecer procedimentos de transporte, fabrico e montagem e técnicas de ligação, novas tecnologias e disposições construtivas, assim como normalização específica da pré-fabricação em betão.
Importância da pré-fabricação; pré-fabricação e sustentabilidade; evolução das técnicas de construção de edifícios. Sistema construtivo evolutivo: Escoramentos provisórios; presença de betões de idades diferentes; consideração da fluência e retracção. Ligações: Diversidade de soluções; modelos de comportamento; filosofia de dimensionamento; ductilidade. Pré-fabricação em edifícios: Concepção; sistemas estruturais; funcionamento de lajes e paredes como diafragmas; a integridade estrutural e acções de acidente; impedimento do colapso progressivo. Pré-fabricação em tabuleiros de pontes: Uso de vigas “I” e “U”; Soluções de continuidade nos tabuleiros; avaliação estrutural.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos abrangem os diversos tópicos eleitos como prioritários nos objetivos de aprendizagem. A aquisição de competências por parte dos estudantes será estimulada através de apresentações teóricas e de discussões, e ainda através da confrontação com problemas práticos
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias, sessões de discussão e confrontação com problemas práticos. A avaliação é efectuada através da realização de um trabalho e, se necessário, da realização de um exame.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
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