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Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico

Código: EIG0071     Sigla: LET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 34 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
1) Ter um entendimento do que é necessário para trabalhar com engenheiros, cientistas, e outros profissionais para construir uma empresa.
2) Ter um entendimento das pressões e exigências do trabalho num novo negócio em fase embrionária.
3) Ser capazes de realizar contactos com clientes, parceiros e concorrentes, no caos e incerteza típicos de ambientes de novos negócios.
4) Ser capazes de usar um modelo de negócio para idealizar cada parte de um negócio.
5) Ser capazes de usar o desenvolvimento de clientes para propor um “produto mínimo viável”, sair da sala, iterar sobre ele e identificar um modelo de negócio repetível e escalável, com base em feedback externo.
6) Ser capazes de desenvolver um plano operacional, projeções de custos, e um modelo de receitas, e integrá-los num modelo financeiro.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante participará em aulas expositivas, e com peritos convidados, e será integrado em equipas que trabalham em combinações solução/problema(s). O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências pelo mesmo, privilegiando a aquisição das competências, especializadas e específicas, que capacitam para o exercício profissional competente, para a intervenção social e para a investigação aquando da passagem do estudante para o mercado de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Desenvolvimento de Clientes e Modelo de Negócio.
2. Proposta de Valor.
3. Clientes, Canais de Distribuição, Relação com Clientes e Modelos de Receitas.
4. Parceiros, Recursos, Atividades e Estrutura de Custos.
5. Plano Operacional e Modelo Financeiro.

Bibliografia Obrigatória

Steve Blank, Bob Dorf; The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
ed. Stefanos Zenios, Josh Makower, Paul Yock; Biodesign. ISBN: 978-0-521-51742-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada sessão semanal é organizada à volta de:
- Uma palestra sobre metodologias de trabalho, componentes do modelo de negócio, e/ou planeamento operacional e financeiro;
- Apresentações das equipas sobre “lições aprendidas” nas saídas da sala e nas iterações e pivots do seu modelo de negócio;
- Registo do progresso na Descoberta do Cliente através da manutenção de um registo on-line.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide sobre:
- Apresentações semanais dos componentes do modelo de negócio – 8 apresentações, cada uma correspondendo a 1 valor, num total de 8 valores;
- Participação nas sessões – 2 valores;
- Registo on-line do progresso – 4 valores;
- Relatório e apresentação final – 6 valores.

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de um novo projeto/trabalho no ano letivo seguinte.
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