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Física II

Código: EQ0075     Sigla: F II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Física)

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 81 Plano de estudos oficial 2 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-29.

Campos alterados: Pre_requisitos, Software de apoio à Unidade Curricular, Observações, Programa, Obtenção de frequência, Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Pre_requisitos, Resultados de aprendizagem e competências, Objetivos

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objectivos desta unidade curricular que os estudantes:

- adquiram conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Eléctricos e de Óptica Geométrica;

- desenvolvam o raciocínio na resolução autónoma e crítica de problemas;

- adquiram uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordem de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.

- adquiram uma disciplina de trabalho continuado;

- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:

- usar correctamente as leis que regem os fenómenos electromagnéticos e os da óptica geométrica;

- usar vocabulário técnico apropriado para explicar os diferentes conceitos e fenómenos abordados;

- descrever o electromagnetismo como uma teoria unificadora dos vários fenómenos electromagnéticos e ópticos observados na natureza e utilizados nas tecnologias;

- descrever e explicar conceitos essenciais sobre electromagnetismo (campo eléctrico, corrente eléctrica, circuitos eléctricos de corrente contínua, campo magnético, indução electromagnética, circuitos eléctricos de corrente alternada, ondas electromagnéticas), as propriedades essenciais da luz (propagação, reflexão, refracção) e os conceitos básicos de óptica geométrica (traçado de raios, formação de imagens);

- descrever e explicar o funcionamento de aplicações práticas de electromagnetismo (condensadores, resistências eléctricas, bobines, motores, geradores e transformadores eléctricos), de circuitos eléctricos de corrente contínua e alternada e de óptica geométrica (espelhos, lentes, microscópios);

- identificar e distinguir os fenómenos estáticos e os fenómenos dependentes do tempo;

- explicar a um nível elementar os mecanismos microscópicos responsáveis pelos diferentes fenómenos macroscópicos observados: estrutura atómica da matéria, materiais polares e apolares, modelo de Drude para o transporte da corrente eléctrica, correntes microscópicas como origem do magnetismo e interacção da radiação com a matéria (absorção e emissão);

- demonstrar uma atitude critica perante os resultados finais obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

- conhecimentos de mecânica newtoniana (leis de Newton, descrição das forças e dos movimentos que produzem).

- conhecimentos de cálculo vectorial (soma, produtos interno e externo).

- cálculo elementar (derivação e integração de funções simples).

- resolução de equações diferenciais simples.

Programa

ELECTROSTÁTICA: Estrutura atómica da matéria. A Carga Eléctrica. Isoladores e condutores (sólidos,líquidos e gases). Electrização por fricção, indução e condução. Electricidade Estática e Indústria Química (Referência à electrização por escoamento de fluidos de baixa e alta conductividades eléctricas e ao respectivo tempo de relaxação estático). Força eléctrica de Coulomb. Campo eléctrico. Linhas de campo. Electrocinética. Distribuições Contínuas de Carga. Lei de Gauss. Potencial eléctrico. Energia electrostática. Electrostática de Condutores. Capacidade eléctrica. Condensadores no vazio. Campo eléctrico na matéria: materiais dieléctricos (o dipólo eléctrico, momento dipolar e polarização, susceptibilidade dieléctrica, constante dieléctrica e ruptura dieléctrica). Permitividade eléctrica relativa. Condensadores com dieléctricos.

CORRENTE ELÉCTRICA: Condutores e isoladores eléctricos. Os portadores de carga (sólidos, líquidos e gases). Corrente eléctrica. Densidade de corrente eléctrica. Modelo de Drude: electrões de condução, interacção electrão-rede, velocidade de condução, tempo de colisão, condutividade e resistividade eléctricas. Resistência eléctrica. Lei de Ohm. Dependência da resistividade eléctrica com a temperatura. Efeito de Joule.

CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA: Fontes electromotrizes ideais e reais. Leis de Kirchhoff. Associações de resistências e condensadores. Divisores de carga, corrente e tensão usando resistências e condensadores. Circuitos RC. Métodos de resolução de circuitos com fontes, resistências e condensadores.

CAMPO MAGNÉTICO: Correntes eléctricas estacionárias como fontes do campo magnetostático. Campo magnetostático. Linhas de campo. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Energia magnestostática. Bobines. Coeficiente de auto-indução. Força magnética sobre uma carga eléctrica. Espectrómetro de massa. Força magnética sobre um fio percorrido por uma corrente. Princípio de funcionamento de um motor eléctrico. Campo magnético na matéria: materiais diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos. Permeabilidade magnética relativa. Bobines com núcleo ferromagnético.

CAMPO ELECTROMAGNÉTICO: Indução Electromagnética: Leis de Lenz e de Faraday. Princípio de funcionamento de um gerador eléctrico e de um transformador eléctrico. Corrente de deslocamento de Maxwell. Lei de Ampère-Maxwel. Campo electromagnético. Equações de Maxwell no espaço livre. Ondas electromagnéticas. Antenas emissoras e receptoras de ondas de rádio.

CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA: Geradores de corrente alternada. Resistências, bobines e condensadores em corrente alternada. Impedância eléctrica. Estudo dos circuitos RC, RL, LC e RLC. Ressonância. Filtros.

PROPRIEDADES DA LUZ: Átomos, electrões e fotões. Relação de de Broglie. Sistemas quânticos simples: poço de potencial infinito e átomo de Hidrogénio. Espectros de riscas. Interação radiação-matéria: absorção, emissão espontânea, emissão estimulada, espalhamento, efeitos fotoeléctrico e de Compton. Princípio de funcionamento de um laser. Propagação da luz. Reflexão. Refracção. Fibras Ópticas. Princípio de Huyghens. Princípio de Fermat. Dispersão. O arco-íris. Polarização (por absorção e reflexão).

ÓPTICA GEOMÉTRICA: Espelhos esféricos e planos. Superfícies refractoras esféricas. Lentes finas esféricas. Instrumentos ópticos: olho humano, microscópio, telescópio.

INTERFERÊNCIA E DIFRACÇÃO. Figuras de interferência e de difracção produzidas por duas fendas. Difracção por uma fenda (de Fraunhofer e de Fresnel). Redes de difracção. Espectroscópios. Hologramas.

Bibliografia Obrigatória

Paul A. Tipler; Física para cientistas e engenheiros. ISBN: 85-216-1215-X (vol.2) (Existem vários exemplares na biblioteca da FEUP.)
Thomas A. Moore; Six ideas that shaped physics. ISBN: 0-07-239711-X

Bibliografia Complementar

Young and Freedman; Física IV: Ótica e Física Moderna, Pearson Education do Brasil, 2008. ISBN: 978-85-88639-35-5
Young and Freedman; Física III: Eletromagnetismo, Pearson Education do Brasil, 2008. ISBN: 978-85-88639-34-8

Observações Bibliográficas

L. M. Martelo, Física II, MIEQ, Electromagnetismo e Circuitos Eléctricos, 2014 (disponível nas páginas web e moodle da unidade curricular.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teorico-práticas (TP): exposição dos vários conceitos, apresentação de exemplos de aplicação, resolução de exercícios ilustrativos e realização de algumas demonstrações experimentais mais pertinentes.

- Aulas práticas (P): resolução de exercícios supervisionadas pelo docente.

- Moodle: disponibilização das apresentações das aulas teóricas, recursos multimédia, cadernos de apontamentos, testes de auto-avaliação, informações gerais sobre a unidade curricular, enunciados de exames, exemplos de minitestes e de exames, etc.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Óptica
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Obtém frequência, i.e., admissão aos exames finais (1ª chamada e recurso) , todo o aluno regularmente inscrito que:

1. Não ultrapasse o máximo permitido de 9 (nove) faltas às aulas teórico-práticas e práticas-alboratorias.

2. Obtenha a classificação mínima de 6 (seis) valores na componente da avaliação distribuída.

- A avaliação distribuída consistirá em 2 mini-testes (MT1 e MT2) em datas pré-definidas. Os minitestes possuem uma duração máxima de 1 hora e serão efectuadas nas aulas teórico-práticas (TP).

- Datas dos minitestes: a ser anunciadas atempadamente no início do semestre. Contudo prevê-se:

MT1 – ocorrerá aproximadamente a meio do semestre.

MT2 - ocorrerá aproximadamente no final do do semestre.

- Os alunos que obtiveram frequência no ano de 2015/2016 estão dispensados da frequência das aulas, cuja nota se mantém. Contudo, estes alunos poderão optar por se inscreverem a uma turma prática e submeter-se novamente à componente distribuída de avaliação, sendo anulada a classificação anterior. Esta opção é irreversível.

Fórmula de cálculo da classificação final

AD - Avaliação Distribuida (0-20 valores)

EF - Exame Final (0-20 valores)

CF - Classificação Final (0-20 valores)

Se AD >= 6 valores (em 20) então o estudante tem admissão ao exame final.

A AD tem um peso de 30% para a CF e o EF tem um peso de 70% para a CF.

 CF = MAX(0.3*AD+0.7*EF, EF)

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- Os estudantes que possuem estatuto de trabalhador estudante ou trabalhador independente estão dispensados da frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação, sendo a sua classificação final a classificação obtida no exame final. Contudo, estes estudantes podem optar por se submeter à avaliação distribuída, passando a estar sujeitos às regras gerais da unidade curricular. Esta opção é irreversível.

Melhoria de classificação

Através do exame final da época de recurso.

A classificação final será calculada do seguinte modo:

CF = max (0.3*AD + 0.7*EFN, EFN, 0.3*AD + 0.7* EFR, EFR)

onde CF é a classificação final (de 0 a 20 valores), AD a classificação de avaliação distribuída (de 0 a 20 valores), EFN a classificação no exame final da época normal (de 0 a 20 valores) e EFR a classificação no exame final da época de recurso (de 0 a 20 valores).

Observações

- Os estudantes devem dedicar ao estudo da unidade curricular cerca de 6 horas semanais, além da frequência habitual às aulas.

- Material de estudo (apontamentos, transparências usadas nas aulas, etc.) podem ser obtidas na página web moodle da unidade curricular.

- Alunos que tenham falta devidamente justificada na secretaria do DEQ aquando de uma componente da avaliação distribuída poderão realizar um mini-teste extra, em data a ser definida.

- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.

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