Código: | EBE0212 | Sigla: | SAC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Biomédica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Automação, Instrumentação e Controlo |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIB | 34 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular pretende consolidar e estender os conhecimentos dos estudantes na área de automação, focando as suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), elementos de saída (atuadores pneumáticos), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição e controlo (SCADA).
Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas de automação.
Nesta UC os estudantes deverão adquirir as seguintes competências técnicas específicas:
- Capacidade de identificar os diferentes componentes de monitorização e atuação presentes em sistemas de automação;
- Capacidade de selecionar os componentes básicos de automação;
- Capacidade de reconhecimento da simbologia pneumática e interpretação do funcionamento de um circuito;
- Capacidade de programar uma unidade baseada em microcontrolador;
- Capacidade de implementar a ligação de instrumentos a um computador por interface série;
- Capacidade de programar um software de SCADA;
- Capacidade de sintonizar um controlador de processo;
- Compreender as principais filosofias de controlo de processos;
- Compreender o comportamento dinâmico de processos industriais;
- Capacidade de simular um sistema de controlo;
Outras competências a desenvolver pelo estudante:
• aptidão para o trabalho de laboratório;
• aptidão para o trabalho em equipa;
• capacidade de comunicação escrita, oral e multimédia.
Slides das aulas, bem como os guias dos trabalhos praticos
O método de ensino é baseado na análise sistemática de casos envolvendo equipamentos, conceitos, técnicas, e a sua implementação experimental. A aprendizagem será apoiada por leituras orientadas, pesquisa bibliográfica e trabalhos laboratoriais de grupo.
A UC organiza-se em dois tipos de aulas:
Aulas de exposição teórica, complementadas pela realização de trabalhos laboratoriais envolvendo sensores, controladores, componentes pneumáticos e software de aquisição de dados.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Não exceder o limite máximo de 3 faltas nas aulas laboratoriais.
A avaliação do desempenho será baseada em um teste (T), um trabalho de grupo (TG) e um projeto (PRJ).
A classificação final (CF) será calculada da seguinte forma:
CF = 0,15*TG + 0,25*PRJ + 0,60*T
1. um exame laboratorial que substituirá as componentes TG e PRJ da avaliação;
2. um exame escrito global que substituirá a componente T da avaliação;
Os estudantes poderão efetuar melhoria da classificação final submetendo-se a:
1. um exame laboratorial que substituirá as componentes TG e PRJ da avaliação;
2. um exame escrito global que substituirá a componente T da avaliação;