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Fundamentos de Física

Código: EBE0200     Sigla: FFIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 79 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

São objetivos desta unidade curricular que os estudantes:

- adquiram conhecimentos fundamentais de física geral, em particular de ótica, de mecânica e de oscilações e ondas;

- desenvolvam o raciocínio e adquiram competências na resolução autónoma e crítica de problemas;

- adquiram uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre;

- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:

  - usar corretamente as leis que regem os fenómenos estudados;

 - usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos estudados, bem como descrever algumas das suas aplicações práticas;

 - ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.

 

As competências que são objeto do processo de avaliação (teste de avaliação distribuída e exame final) são as seguintes:

 - uso correto das leis que regem os fenómenos estudados.

- atitude critica perante os resultados finais obtidos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- ÓTICA GEOMÉTRICA: TEORIA PARAXIAL
● o caráter da luz: ondulatório e corpuscular; o conceito de onda; ondas progressivas; ondas longitudinais e transversais; polarização; ondas sinusoidais e caraterísticas gerais das ondas; a propagação retilínea da luz; as leis da reflexão e da refração; o princípio de Fermat; o princípio de Huygens; espelhos planos e esféricos; lentes delgadas; noções sobre instrumentos óticos; o olho humano
2- MECÂNICA CLÁSSICA
● unidades e dimensões; álgebra de vetores; equilíbrio de corpos rígidos – estática; cinemática: movimento unidimensional e movimento a duas dimensões; movimento harmónico simples (MHS); as leis de Newton; trabalho, energia e potência; conservação da energia; considerações energéticas relativamente ao MHS; conservação da quantidade de movimento; o momento angular e a lei de conservação do momento angular



Bibliografia Obrigatória

Hugh D. Young, Roger A. Freedman; University physics. ISBN: 0-201-84769-8
Silvestre, A. J. e P.I.C. Teixeira ; Mecânica: uma Introdução, Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa, 2013. ISBN: 978-989-689-295-1

Bibliografia Complementar

Paul A. Tipler, Gene Mosca; Physics for scientists and engineers. ISBN: 0-7167-4389-2
H. Moysés Nussenzveig; Curso de física básica. ISBN: 85-212-0046-3 (vol.1)
H. Moysés Nussenzveig; Curso de física básica
H. Moysés Nussenzveig; Curso de física básica. ISBN: 85-212-0163-X (vol.4)
Eugene Hecht ; José Manuel N. V. Rebordão; Óptica. ISBN: 972-31-0542-X
M. M. R. R. Costa e M.J.B.M.de Almeida; Fundamentos de Física, 3ª edição revista, Almedina, 2012. ISBN: 978-972-40-4841-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teórico-práticas (tipo TP): aulas expositivas onde se introduzem os conceitos e os modelos físicos necessários à compreensão dos tópicos de Física estudados.

- Aulas práticas/laboratoriais (tipo PL): 1ª parte da aula: exposição e discussão da resolução de problemas ilustrativos da matéria lecionada nas aulas teórico-práticas; 2ª parte da aula: resolução de problemas pelos estudantes.

Em 3 das aulas práticas do semestre, os estudantes irão ao Laboratório de Física realizar, em grupos, trabalhos práticos.

A avaliação desta unidade curricular é do tipo “avaliação distribuída com exame final”.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Teste 12,50
Trabalho laboratorial 22,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Será admitido a exame final da disciplina qualquer estudante que:

- obtenha na avaliação distribuída uma classificação igual ou superior a  3,0 valores (em 7).

-  esteja dispensado de frequência à disciplina;

- não tenha excedido o número limite de faltas às aulas de tipo PL (25 % do número de aulas previstas);

NOTA : Por uma questão de normalização, considera-se como doze (12) o número de aulas de tipo PL, o que faz com que o número máximo de faltas permitidas a este tipo de aulas seja de três (3).

- tenha realizado o miniteste;

- tenha realizado os três (3) trabalhos práticos de laboratório.

► NOTA: não tem frequência à disciplina o estudante que obtenha na avaliação distribuída uma classificação inferior a : 3,0 valores (em 7).

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = EF + AD

CF (0 - 20 valores) – Classificação Final

EF (0 - 13 valores) – Exame Final

AD (0 – 7 valores) – Avaliação Distribuída

sendo:

AD = TPL + MT

TPL (0 – 4,5 valores) – Trabalhos Práticos de Laboratório

MT = [Q (0 - 1,5 valores) – Questionário de escolha múltipla] + [P (0 - 1,0 valores) - Problema]

Provas e trabalhos especiais

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 A classificação obtida no exame de época especial é a atribuída ao estudante.

Melhoria de classificação

Através de Exame Final da Época de Recurso. A classificação final será calculada do seguinte modo: CF = MAX (CFN, RAD) onde CFN é a classificação final na época normal (com a avaliação distribuída incluída), RAD a classificação final da época de recurso, incluindo a AD.

Observações

- Para além dos tempos letivos, estima-se que os estudantes dediquem ao estudo da unidade curricular "Fundamentos de Física" um período de tempo que se deve situar entre 5 a 8 horas semanais.

- O atendimento aos estudantes é realizado mediante combinação directa entre os estudantes interessados e os docentes.

- Os estudantes que justifiquem junto do Secretariado do MIB uma falta dada aquando da realização de um TPL poderão eventualmente, dentro das disponibilidades fornecidas pelo calendário escolar, realizar um trabalho prático de laboratório em falta.

- As três aulas de trabalhos práticos de laboratório decorrerão na sala B234 do Laboratório de Física.

- No exame final poderá ser utilizado um formulário que será atempadamente fornecido (colocado em "conteúdos").

- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.

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