Código: | EBE0200 | Sigla: | FFIS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 79 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 70 | 162 |
São objetivos desta unidade curricular que os estudantes:
- adquiram conhecimentos fundamentais de física geral, em particular de ótica, de mecânica e de oscilações e ondas;
- desenvolvam o raciocínio e adquiram competências na resolução autónoma e crítica de problemas;
- adquiram uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre;
- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
- usar corretamente as leis que regem os fenómenos estudados;
- usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos estudados, bem como descrever algumas das suas aplicações práticas;
- ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.
As competências que são objeto do processo de avaliação (teste de avaliação distribuída e exame final) são as seguintes:
- uso correto das leis que regem os fenómenos estudados.
- atitude critica perante os resultados finais obtidos.
- Aulas teórico-práticas (tipo TP): aulas expositivas onde se introduzem os conceitos e os modelos físicos necessários à compreensão dos tópicos de Física estudados.
- Aulas práticas/laboratoriais (tipo PL): 1ª parte da aula: exposição e discussão da resolução de problemas ilustrativos da matéria lecionada nas aulas teórico-práticas; 2ª parte da aula: resolução de problemas pelos estudantes.
Em 3 das aulas práticas do semestre, os estudantes irão ao Laboratório de Física realizar, em grupos, trabalhos práticos.
A avaliação desta unidade curricular é do tipo “avaliação distribuída com exame final”.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Teste | 12,50 |
Trabalho laboratorial | 22,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 92,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 162,00 |
► Será admitido a exame final da disciplina qualquer estudante que:
- obtenha na avaliação distribuída uma classificação igual ou superior a 3,0 valores (em 7).
- esteja dispensado de frequência à disciplina;
- não tenha excedido o número limite de faltas às aulas de tipo PL (25 % do número de aulas previstas);
NOTA : Por uma questão de normalização, considera-se como doze (12) o número de aulas de tipo PL, o que faz com que o número máximo de faltas permitidas a este tipo de aulas seja de três (3).
- tenha realizado o miniteste;
- tenha realizado os três (3) trabalhos práticos de laboratório.
► NOTA: não tem frequência à disciplina o estudante que obtenha na avaliação distribuída uma classificação inferior a : 3,0 valores (em 7).
CF = EF + AD
CF (0 - 20 valores) – Classificação Final
EF (0 - 13 valores) – Exame Final
AD (0 – 7 valores) – Avaliação Distribuída
sendo:
AD = TPL + MT
TPL (0 – 4,5 valores) – Trabalhos Práticos de Laboratório
MT = [Q (0 - 1,5 valores) – Questionário de escolha múltipla] + [P (0 - 1,0 valores) - Problema]
A classificação obtida no exame de época especial é a atribuída ao estudante.
Através de Exame Final da Época de Recurso. A classificação final será calculada do seguinte modo: CF = MAX (CFN, RAD) onde CFN é a classificação final na época normal (com a avaliação distribuída incluída), RAD a classificação final da época de recurso, incluindo a AD.
- Para além dos tempos letivos, estima-se que os estudantes dediquem ao estudo da unidade curricular "Fundamentos de Física" um período de tempo que se deve situar entre 5 a 8 horas semanais.
- O atendimento aos estudantes é realizado mediante combinação directa entre os estudantes interessados e os docentes.
- Os estudantes que justifiquem junto do Secretariado do MIB uma falta dada aquando da realização de um TPL poderão eventualmente, dentro das disponibilidades fornecidas pelo calendário escolar, realizar um trabalho prático de laboratório em falta.
- As três aulas de trabalhos práticos de laboratório decorrerão na sala B234 do Laboratório de Física.
- No exame final poderá ser utilizado um formulário que será atempadamente fornecido (colocado em "conteúdos").
- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.