Código: | MM0060 | Sigla: | SEMUL |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Qualquer área científica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MM | 45 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Identificar as principais áreas de atuação no âmbito do Multimédia e da Comunicação;
- Descrever tópicos relevantes da área do Multimédia;
- Identificar os principais elementos da Experiência do Utilizador;
- Identificar os principais elementos de uma narrativa transmedia.
1. A NARRATIVA TRANSMEDIA
Origens e drivers
Narrativa
Audiências
Plataformas
2. A EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
Pensamento criativo: técnicas e recursos
Técnicas de artes performativas na apresentação de projetos:
- presença e relação com o público
- tempo, tensão e estrutura
3. A COMUNICAÇÃO E O MULTIMÉDIA
Comunicação e Social Media Platforms (SMP) :
- projetos, eventos, inquéritos,...
- integração com narrativas
Linguagens específicas em SMP
Resultados e consequências da comunicação em SMP
A metodologia de ensino baseia-se na combinação de:
i. exposição teórica e debate em palestras com convidados
ii. criação de situações de experimentação, em que os estudantes possam experienciar em termos práticos os conceitos apreendidos;
Na metodologia de ensino adoptada assume-se uma grande complementaridade entre a exposição e debate em palestras com especialistas e os processos de experimentação, trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos apreendidos. Este tipo de metodologias fornece aos estudantes uma perspetiva prática, não só cognitiva mas também afetiva, sobre os três tópicos envolvidos nesta unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 0,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação distribuída inclui um trabalho individual e um trabalho em grupo:
Classificação final = Relatório Individual * 40% + Trabalho em Grupo * 60%