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Laboratório Multimédia

Código: MM0054     Sigla: LM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes visuais
OFICIAL Tecnologia de Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 51 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-08-12.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Bibliografia Complementar, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:

a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos em equipas multi-disciplinares, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos, de produção de conteúdos e de conceção e implementação de novos produtos, sistemas e aplicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Mediação tecnológica da comunicação humana.
Empatia e emoção na narrativa e cultura.
Economia comportamental e experiência de utilizador.
Aplicações interativas e modelos de negócio.
Projeto: narrativa transmedia e interação social.

Bibliografia Obrigatória

Russ Unger , Carolyn Chandler; A Project Guide to UX Design: For user experience designers in the field or in the making, New Riders, 2012. ISBN: 978-0321815385
Whitney Quesenbery, Kevin Brooks; Storytelling for user experience. ISBN: 978-1-933820-47-7

Bibliografia Complementar

Dan Saffer; Designing for interaction. ISBN: 978-0-321-64339-1
Bill Moggridge; Designing interactions, MIT Press, 2007. ISBN: 978-0262134743
Friedman, Anthony; Writing for visual media. ISBN: 978-0-240-80726-3
Tapscott, Don; Wikinomics. ISBN: 978-1-84354-636-8
Sherry Turkle ; Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other, Basic Books, 2011. ISBN: 978-0465010219
Dan Ariely; Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions, Harper, 2009. ISBN: 978-0061854545
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
Doumont, Jean-Luc; Trees, maps, and theorems. ISBN: 978-90-813677-07

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza multi-disciplinar da área multimédia e sendo esta uma unidade curricular centrada na prática laboratorial, considerou-se adequado como método o ensino/aprendizagem baseado em projetos. Os projetos são desenvolvidos em grupos de 4-6 elementos, dos diversos cursos que convergem nesta unidade curricular.

A metodologia de desenvolvimento destes projetos organiza-se em três fases iterativas: conceção, design e implementação. São também abordadas ferramentas para o planeamento, documentação e comunicação dos projetos.

A unidade curricular é articulada com a de Seminários Multimédia.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Deverá ser demonstrada a participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas nos projetos. Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:

a) 50% Resultados do projeto: demonstração do protótipo (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia comunicacional, qualidade da produção, solução técnica);

b) 50% Comunicação (idea pitch, apresentação final, site, teaser) e documentação do projeto (experiência de utilizador, tecnologia e interface, modelo de negócio e marketing).

A classificação final pode ainda ser valorizada para a imediatamente superior, pelo resultado obtido na avaliação entre pares em cada grupo de projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aos estudantes abrangidos por estatutos que beneficiam de avaliação especial é requerida, como aos restantes, a demonstração de uma participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo para a obtenção de frequência. Essa participação será em moldes a combinar com os docentes e com os grupos de projeto, de modo a facilitar a realização autónoma de grande parte das atividades, não sendo necessária a presença nas aulas.

Melhoria de classificação

Sendo a avaliação distribuída sem exame final e resultante do desenvolvimento dos projetos em grupo, a classificação final só pode ser melhorada pela frequência de uma nova edição da unidade curricular.

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