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Circulação e Transportes 1

Código: EC0089     Sigla: CTRA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 6 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Esta Unidade Curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efetuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.

OBJETIVOS:
Ensino de conceitos, metodologias e técnicas da engenharia do tráfego.
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de tráfego.
Capacidade em participar em equipas multidisciplinares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. 

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM Conhecimento: Descrever os principais conceitos, metodologias e técnicas da engenharia de tráfego. Identificar os principais componentes do sistema de transportes. Compreensão: Interpretar os resultados da aplicação das metodologias disponíveis. Selecionar a informação relevante em função do caso a estudar. Identificar os indicadores que avaliem o desempenho das soluções adotadas. Aplicação: Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Análise: Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho selecionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Síntese: Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Projeto em Engenharia: Conceber soluções eficientes para problemas reais. Prática em engenharia: Contactar com informação estatística de organismos do setor dos transportes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Engenharia de Circulação - Objectivos e evolução. Caracterização das correntes de tráfego. Variáveis microscópicas e macrocóspicas. Relações fundamentais entre variáveis. Modelos macroscópicos. Modelos de filas de espera aplicados ao tráfego. Modelos hidrodinâmicos (modelos das ondas de choque). Métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados de tráfego.  Importância das características geométricas e dos volumes de tráfego - níveis de serviço e capacidades em estradas, autoestradas e nós desnivelados ou de nível (interseções prioritárias, interseções reguladas por sinais luminosos e interseções giratórias).

Conteúdo científico: 50%
Conteúdo tecnológico: 50%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efectuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.

Bibliografia Obrigatória

Transportation Research Board; Highway capacity manual. ISBN: 978-0-309-16077-3
Transportation Research Board; Highway capacity manual. ISBN: 0-309-06681-6
Institute of Transportation Engineers ; ed. James L. Pline; Traffic Engineering Handbook. ISBN: 0-13-926791-3
Salter, R.J.; Hounsel ,N.B.; Highway Traffic Analysis Design, Palgrave, 1996. ISBN: 0-3332-60903-4

Observações Bibliográficas

Textos disponibilizados na página da unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições orais nas aulas teóricas, versando sobretudo os conceitos envolvidos. Resolução de vários problemas concretos nas aulas teórico-práticas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho seleccionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Conceber soluções eficientes para problemas reais. Contactar com informação estatística de organismos do sector.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final


CF = Máx {0,75*EX + 0,25*TI; EX}


em que:
CF – Classificação final;
EX – Classificação obtida no exame normal e/ou recurso;
TI – Classificação obtida nos trabalhos individuais.

Os Trabalhos Individuais são opcionais. Caso o estudante não realize estas provas, o exame terá um peso ajustado incorporando a parcela de TI.



Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação têm acesso ao exame de recurso, após inscrição nos serviços académicos, sendo a classificação final calculada pela expressão apresentada.

Observações

Não exige conhecimento prévio de outras UCs

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana

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