Código: | EC0089 | Sigla: | CTRA1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Vias de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Vias de Comunicação e Transportes |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 6 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 52,5 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Esta Unidade Curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efetuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.
OBJETIVOS:
Ensino de conceitos, metodologias e técnicas da engenharia do tráfego.
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de tráfego.
Capacidade em participar em equipas multidisciplinares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Capacidade de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM Conhecimento: Descrever os principais conceitos, metodologias e técnicas da engenharia de tráfego. Identificar os principais componentes do sistema de transportes. Compreensão: Interpretar os resultados da aplicação das metodologias disponíveis. Selecionar a informação relevante em função do caso a estudar. Identificar os indicadores que avaliem o desempenho das soluções adotadas. Aplicação: Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Análise: Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho selecionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Síntese: Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Projeto em Engenharia: Conceber soluções eficientes para problemas reais. Prática em engenharia: Contactar com informação estatística de organismos do setor dos transportes.
Engenharia de Circulação - Objectivos e evolução. Caracterização das correntes de tráfego. Variáveis microscópicas e macrocóspicas. Relações fundamentais entre variáveis. Modelos macroscópicos. Modelos de filas de espera aplicados ao tráfego. Modelos hidrodinâmicos (modelos das ondas de choque). Métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados de tráfego. Importância das características geométricas e dos volumes de tráfego - níveis de serviço e capacidades em estradas, autoestradas e nós desnivelados ou de nível (interseções prioritárias, interseções reguladas por sinais luminosos e interseções giratórias).
Conteúdo científico: 50%
Conteúdo tecnológico: 50%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular apresenta conteúdos que estão próximos daquilo que habitualmente se enquadra no domínio da Engenharia de Tráfego. Trata-se de uma ciência relativamente recente que nasce com a preocupação de garantir que as deslocações das pessoas e das mercadorias se efectuem nas melhores condições possíveis. Sendo o movimento das pessoas e mercadorias indispensável para o desenvolvimento das sociedades é importante que se usem métodos e técnicas com rigor científico adequado, de forma a que os técnicos possam encontrar as melhores soluções.
Exposições orais nas aulas teóricas, versando sobretudo os conceitos envolvidos. Resolução de vários problemas concretos nas aulas teórico-práticas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Aplicar e desenvolver metodologias e técnicas ajustadas aos casos a analisar. Analisar as soluções com recurso aos indicadores de desempenho seleccionados. Avaliar comparativamente diversas opções. Elaborar relatórios de síntese das soluções propostas. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e recomendar futuros ajustamentos. Conceber soluções eficientes para problemas reais. Contactar com informação estatística de organismos do sector.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
CF = Máx {0,75*EX + 0,25*TI; EX}
em que:
CF – Classificação final;
EX – Classificação obtida no exame normal e/ou recurso;
TI – Classificação obtida nos trabalhos individuais.
Os Trabalhos Individuais são opcionais. Caso o estudante não realize estas provas, o exame terá um peso ajustado incorporando a parcela de TI.
Os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação têm acesso ao exame de recurso, após inscrição nos serviços académicos, sendo a classificação final calculada pela expressão apresentada.
Não exige conhecimento prévio de outras UCs
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana