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Planeamento Urbano

Código: EC0082     Sigla: PURB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 5 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Identificar as atuais práticas e modelos de ação do planeamento urbano e das políticas urbanas.
Aplicação: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia.
Análise: Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano.
Síntese: Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual.
Avaliação: Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas.
Projeto: Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa Teórico:
1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objetivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas.
2.Intodução. Enquadramento geral das políticas urbanas. Transformações urbanas e problemas urbanos.
3. As políticas urbanas e o quadro institucional: Instituições e governância urbana.
4. A natureza variada das políticas urbanas. As várias iniciativas e instrumentos.
5. Compreender as intervenções. A natureza diversificada dos problemas; as tipologias de áreas urbanas problemáticas e os seus contextos. As políticas urbanas em Portugal.
6. Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção.
7. Análise e debate crítico de estudos de caso.
8. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas.


Programa teórico-prático:

Tema 1: Análise de problemas urbanos, com recurso a indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto.
Tema 2: Regeneração urbana: definição de Programa de Intervenção Estratégica para área urbana específica.
Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos.
Debate crítico.

Conteúdo científico: 80%
Conteúdo tecnológico: 20%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão. Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação é feita em aulas teóricas, de natureza expositiva e envolvendo discussão crítica de temas com os estudantes, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas a áreas de estudo.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia. Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano. Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual. Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas. Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas urbanas
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 1,00
Estudo autónomo 2,00
Frequência das aulas 4,00
Trabalho de campo 1,00
Total: 8,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação de Exame final/Monografia Teórica Individual: 60% Classificação Trabalho téorico-prático: 40%

Provas e trabalhos especiais

Avaliação Especial (TE, DA,...): Exame final/Monografia individual Estudantes em mobilidade: Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame e trabalho teórico-prático. REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE: Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa; Frequência de unidades curriculares de graduação introdutórias à temática científica versada na presente unidade curricular; Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Melhoria de classificação

Através de exame da época de recurso

Observações

 Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas


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