Código: | EC0063 | Sigla: | TSCO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construções |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Construções Civis |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 12 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 45 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO
Esta disciplina pode ser considerada nuclear na área científica de Construções Civis já que pretende apresentar aos alunos uma metodologia organizada de interpretação sistémica de um edifício. É uma disciplina de carácter eminentemente tecnológico, encontrando a sua justificação na necessidade de dotar os alunos de conhecimentos fundamentais associados aos subsistemas construtivos incluindo materiais, elementos e componentes de construção e também dos processos de construção correntes usados na construção dita tradicional e na construção contemporânea. Inclui a avaliação exigencial dos subsistemas, baseada em normas e regulamentos nacionais e europeus, e a pesquisa crítica de informação comercial relevante para os diversos subsistemas construtivos estudados.
OBJETIVOS
A Disciplina de Tecnologia de Sistemas Construtivos pretende complementar a formação básica já adquirida pelos alunos do MIEC na área dos sistemas e tecnologias de construção de edifícios. Para além disso pretende-se também transmitir a visão do edifício como um sistema, analisando os diversos subsistemas construtivos constituintes através de um ensino baseado numa forte componente de projeto. Finalmente pretende dar-se uma visão tão ampla quanto possível das principais soluções disponíveis tanto do ponto de vista histórico (análise de sistemas antigos e modernos incluindo a sua localização no tempo) como do tipo de materiais (betão armado, aço, madeira, alvenarias, outros).
Conhecimento:
Descrever um edifício de acordo com uma visão sistémica. Descrever diversos subsistemas constituintes de forma mais detalhada (fundações, estruturas, paredes interiores e exteriores, revestimentos exteriores). Aplicar a construção contemporânea em Betão Aramado e a edifícios tradicionais com estruturas em alvenaria de pedra e madeira (1800-1950; Norte)
Compreensão:
Interpretar e manipular normas e regulamentos aplicáveis. Identificar as características de diversos subsistemas construtivos e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho. Selecionar informação comercial, normativa e científica relevante para a caracterização de cada subsistema estudado. Aplicação: Estudo de caso concreto por grupos de 2 alunos (subsistema específico).
Análise:
Estruturar o raciocínio com base na avaliação comparada dos sistemas construtivos estudados (visão macro), dos subsistemas específicos descritos pelos docentes e estudados de forma sistemática e organizada e do estudo de um subsistema em regime de pesquisa livre.
Síntese:
Concretizar a assimilação dos conceitos transmitidos nos trabalhos a produzir pelos grupos de dois alunos. Estruturar o conhecimento de forma aplicada (classificação, mercado- exemplos de soluções, normas e regulamentos, descrição dos sistemas ao nível de materiais, componentes, elementos e processo de construção, avaliação de desempenho)
Avaliação:
Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia:
Identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web (nomeadamente através do portal da Biblioteca da FEUP) e sua aplicabilidade no contexto nacional.
Prática em Engenharia:
Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção, tanto em termos nacionais como internacionais.
Conhecimentos prévios - Terceiro ano completo bem como Gestão de Projectos e Gestão de Obras e Segurança
1.Introdução à disciplina. Objetivos.
2.Processos, Tecnologias e Elementos construtivos – Noções básicas: Referência histórica às evoluções tecnológicas na construção da antiguidade aos nossos dias.
3. Visão sistémica da construção: Conceito de sistema, órgão e subsistema. Exigências funcionais e exigências e especificações de desempenho. Pré-fabricação. Coordenação dimensional modular. Tolerâncias. Juntas construtivas.
4. Sistemas de construção correntemente usados em Portugal: Sistemas tradicionais anteriores à generalização do betão armado. Sistemas atuais pesados com estrutura em betão armado e os sistemas com alvenaria resistente. Os sistemas leves ou semi-leves com estrutura em madeira. Outros sistemas.
5. Análise detalhada dos seguintes sistemas: - Tecnologias e soluções da obra de toscos - fundações e estruturas, incluindo pavimentos e cobertura - Tecnologias e soluções de alvenarias da envolvente e de compartimentação - Tecnologias e soluções de Revestimentos exteriores e interiores – Alvenaria â vista, Argamassas e rebocos, Fachadas ventiladas. Revestimentos fixados mecanicamente e colados. - Caixilharias - Sistemas leves na envolvente e compartimentação. Madeira, Metais, Gessos cartonados, Placas de aparas de madeira e cimento;
6. Projeto: Aplicações concretas a outros sistemas construtivos. Trabalho individual baseado nos exemplos apresentados.
Conteúdo científico - 20%
Conteúdo tecnológico - 80%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular pode ser considerada nuclear na área científica de Construções Civis já que pretende apresentar aos alunos uma metodologia organizada de interpretação sistémica de um edifício. É uma unidade curricular de carácter eminentemente tecnológico, encontrando a sua justificação na necessidade de dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais associados aos subsistemas construtivos incluindo materiais, elementos e componentes de construção e também dos processos de construção correntes usados na construção dita tradicional e na construção contemporânea. Inclui a avaliação exigencial dos subsistemas, baseada em normas e regulamentos nacionais e europeus, e a pesquisa crítica de informação comercial relevante para os diversos subsistemas construtivos estudados.
As matérias são apresentadas sob a forma de palestras. Realizam-se duas visitas de estudo para sensibilizar os estudantes para as matérias apresentadas. Propõe-se a partir sensivelmente no fim do primeiro quarto do semestre um trabalho de pesquisa que conta para a avaliação com um peso importante (50%). Os trabalhos são objeto de apresentação pelos estudantes e corrigidos pelos docentes com vista a posterior publicação.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Estruturar o raciocínio com base na avaliação comparada dos sistemas construtivos estudados (visão macro), dos subsistemas específicos descritos pelos docentes e estudados de forma sistemática e organizada e do estudo de um subsistema em regime de pesquisa livre. Concretizar a assimilação dos conceitos transmitidos nos trabalhos a produzir pelos grupos de dois alunos. Estruturar o conhecimento de forma aplicada (classificação, mercado - exemplos de soluções, normas e regulamentos, descrição dos sistemas ao nível de materiais, componentes, elementos e processo de construção, avaliação de desempenho).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 21,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Total: | 75,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A nota final será atribuída com base na realização de um exame de acordo com as " Normas Gerais de Avaliação " que representará 50% da nota. Será adicionalmente proposto um trabalho prático obrigatório que será objecto de apresentação e discussão nas aulas. O trabalho representará os restantes 50% da nota final. Só poderão realizar exame os alunos que tiverem frequência.
NF=0,5*Nota exame + 0,5 Nota trabalho
Trabalho prático obrigatório.
Exame especial para 20 valores
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:Domínio OBRIGATÓRIO da Língua Portuguesa ; Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina; Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Exame para 20 valores
Componentes de avaliação e ocupação prevista:
- Duração estimada das aulas - 3 horas
- Participação presencial - 36 horas
- Trabalho de grupo (preparação) - 20 horas
- Trabalho de grupo (apresentação em PPT) - 8 horas
- Exame final - preparação - 16 horas
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular pode ser considerada nuclear na área científica de Construções Civis já que pretende apresentar aos alunos uma metodologia organizada de interpretação sistémica de um edifício. É uma unidade curricular de carácter eminentemente tecnológico, encontrando a sua justificação na necessidade de dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais associados aos subsistemas construtivos incluindo materiais, elementos e componentes de construção e também dos processos de construção correntes usados na construção dita tradicional e na construção contemporânea. Inclui a avaliação exigencial dos subsistemas, baseada em normas e regulamentos nacionais e europeus, e a pesquisa crítica de informação comercial relevante para os diversos subsistemas construtivos estudados.