Código: | EC0060 | Sigla: | ICON |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construções |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Secção de Construções Civis |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEC | 10 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 45 | 133 |
Objetivos
- Conhecer as utilizações possíveis das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e de BIM (Building Information Model) na construção
- Avaliar algumas aplicações específicas das TIC e de BIM na construção
- Analisar o desenvolvimento de aplicações de TIC na construção especialmente BIM
Competências e resultados da aprendizagem
a) Conhecimento
- Aplicações das TIC e BIM na Construção;
- Identificar as possibilidades do tema do projeto individual em termos de utilização num dos processos de construção usando BIM;
b) Compreensão
- Entender as vantagens eventuais e as limitações correntes das TIC na construção;
- Processos de inovação na construção devido à modernização criada pelas TIC e por BIM;
c) Aplicação
- Relacionar as potencialidades das TIC em casos concretos em fases diferentes na construção (concepção, projeto, concurso, execução, recepção, manutenção, reabilitação);
- Descobrir oportunidades de utilização das TIC para melhorar a produtividade na construção;
d) Análise
- Investigar, utilizando o projeto individual, o modo de utilizar as TIC ou BIM numa aplicação específica na construção;
- Comparar as situações antes e depois de usar as TIC em algumas fases da construção;
e) Síntese
- Utilizar os debates feitos nas aulas sobre os trabalhos e sobre o projeto individual para formar modelos de uso das TIC na construção;
- Gerir os recursos das TIC disponíveis nos vários processos de construção para obter resultados vantajosos;
f) Avaliação
- Usar os debates e os trabalhos produzidos ao longo da UC para julgar as capacidades das ferramentas das TIC ou BIM na construção;
- Escolher um caso de estudo aonde possa ser aplicado o modelo escolhido para testar os benefícios das TIC ou BIM na construção;
Projeto em Engenharia
- Verificar as fases do projeto em termos de uso das TIC ou BIM;
Investigação em Engenharia
- Pesquisar casos de estudo e de aplicação das TIC ou BIM na construção
- Escolher um projeto individual que possa beneficias com o uso das TIC ou BIM
- Ler teses, livros e artigos relacionados com o tema da UC
Prática de Engenharia
- Aplicar as TIC ou BIM a um processo da construção
- Analisar programas e plataformas utilizadas na construção
- Verificar a viabilidade técnica e económica de soluções
Tratamento da informação na construção; Portais da Construção (Ebusiness - Comércio eletrónico, Plataformas tecnológicas, training, ...); Estudo de BIM (Building Information Modeling); Simulação de operações de construção; Exploração de ferramentas web 2.0 na construção; Análise projetos de aplicação (H-Know, Pronic, Atelcoma, Siscon, ...)
Conteúdo Científico: 30%
Conteúdo Tecnológico: 50%
Outros conteúdos: 20%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Entender as vantagens eventuais e as limitações correntes das tecnologias de informação e comunicação na construção, abordar os processos de inovação na construção devido à modernização criada pelas tecnologias de informação e comunicação.
Não pode ser requisitado.
Exposição dos temas e debates regulares (presenciais ou virtuais) dos temas e trabalhos
Investigação de casos de estudo e de aplicações
Trabalho de projeto
Utilização da plataforma de apoio Moodle
Aplicação a casos práticos na construção de BIM
Simulação de cenários na construção com BIM
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Relacionar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação em casos concretos das fases diferentes na construção (conceção, projeto, concurso, execução, receção, manutenção, reabilitação); descobrir oportunidades de utilização das tecnologias de informação e comunicação para melhorar a produtividade na construção; investigar, utilizando o projeto individual, o modo de utilizar as tecnologias de informação e comunicação numa aplicação específica na construção; comparar as situações antes e depois de usar as tecnologias de informação e comunicação em algumas fases da construção; utilizar os debates feitos nas aulas sobre os trabalhos e sobre o projeto individual para formar modelos de uso das tecnologias de informação e comunicação na construção; gerir os recursos das tecnologias de informação e comunicação disponíveis nos vários processos de construção para obter resultados vantajosos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 30,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 40,00 |
Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 132,00 |
É uma UC que exige a participação regular e, por isso, é desajustada a estudantes que não possam participar nas atividades e nas aulas ao longo do semestre.
O número máximo de aulas previstas é de 12 (doze) pelo que o número máximo de faltas é de 3 (três).
Conhecimentos prévios: Processos de construção, projeto, obra, legislação, informática e economia.
UCs relacionadas: Gestão de Projetos; Gestão de Obras e Segurança; Economia e Gestão.
CF = 0,05 x (CR1+CR2+CR3+CR4+CR5+CR6+CR7+CR8) + 0,1 x CP + 0,3 x CPF + 0,2 x CD
Classificações de 0 a 20
Oito relatórios escritos elaborados ao longo do semestre (CR) - 1 valor cada; Apresentação do projecto (CP) - 2 valores; Relatório projecto (CPF) - 6 valores; Participação nos debates das aulas (CD) - 4 valores.
A repetição pode ser feita do projecto e da apresentação de acordo com os regulamentos FEUP.
A UC é recomendada para quem possa ter uma participação regular nas aulas e é desaconselhada a quem não possa participar nas aulas.