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Pré-Fabricação

Código: EC0046     Sigla: PFAB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Materiais

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais de Construção
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 7 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Nos últimos anos, a pré-fabricação tem assumido uma importância crescente, desempenhando um papel fundamental na industrialização da construção com betão armado e pré-esforçado. Este processo de construção envolve diversas especificidades, relativamente aos processos tradicionais de construção “in-situ”.

OBJETIVOS:
Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar aos alunos conhecimentos e competências relacionadas com os produtos e sistemas de pré-fabricação, com destaque para a conceção, fabrico, transporte e montagem dos produtos pré-fabricados e regulamentação aplicável. Especial atenção é dada às soluções de ligação entre os diversos elementos.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecer os produtos pré-fabricados com maior importância, com aplicação na construção de edifícios. Identificar e descrever os diversos tipos de produtos utilizados na construção de pavimentos de edifícios. Conhecer procedimentos de transporte, fabrico e montagem e técnicas de ligação. Conhecer novas tecnologias e disposições construtivas. Conhecer normalização específica da pré-fabricação em betão.

Compreender as especificidades da pré-fabricação. Compreender vantagens e inconvenientes. Distinguir categorias de produtos e empresas. Compreender mecanismos elementares para transmissão de esforços em ligações.

Aplicar disposições regulamentares, incluídas em normas Europeias específicas dos produtos pré-fabricados.

Analisar soluções alternativas para a pré-fabricação de pavimentos de edifícios. Analisar soluções alternativas para a realização de ligações entre elementos pré-fabricados.

Criticar as soluções escolhidas para a resolução de problemas e as metodologias utilizadas.

Conhecer os produtos e informações disponibilizadas por empresas de pré-fabricação Portuguesas. Contactar com as práticas de uma dessas empresas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1 - A PRÉ-FABRICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
Industrialização da construção.
Vantagens e inconvenientes da pré-fabricação.
Qualidade, prazos de execução, custos, conceção e segurança.
Soluções pré-fabricadas em madeira, metálicas e em betão.

Capítulo 2 - A PRÉ-FABRICAÇÃO EM BETÃO
Pré-fabricação ligeira, semiligeira e pesada.
Produtos produzidos em Portugal. Produtos de betão simples. Produtos de betão estrutural de série contendo armaduras. Produtos de betão estrutural complexos
Novos materiais na pré-fabricação de betão.

Capítulo 3 - A QUALIDADE NOS ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS EM BETÃO
A qualidade na construção, no projeto e na execução.
A qualidade dos produtos.
Novas tecnologias e disposições construtivas.
Controle de qualidade.

Capítulo 4 - A REGULAMENTAÇÃO DE SEGURANÇA NA PRÉ-FABRICAÇÃO EM BETÃO
Regulamentação europeia.
Disposições construtivas.
Conceção e dimensionamento de secções, elementos e ligações.

Capítulo 5 - PREFABRICAÇÃO EM PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS
Lajes. Sistemas de prefabricação em lajes de edifícios. Lajes aligeiradas com vigotas pré-esforçadas. Conceção, dimensionamento. Disposições construtivas.
Sistema de painéis do tipo pré-laje com e sem aligeiramento. Conceção, dimensionamento. Disposições construtivas.
Lajes alveolares. Conceção e dimensionamento. Disposições construtivas.
Lajes Pi ou duplo "Tê". Conceção e dimensionamento. Disposições construtivas.

Capítulo 6 - LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS DE EDIFÍCIOS
Mecanismos de transmissão do esforço de corte e do esforço axial (compressão e tração).
Ligações articuladas e ligações com resistência à flexão.
Ligação viga-pilar. Ligação pilar-pilar. Ligação pilar-fundação.
Normalização europeia.
Aparelhos de apoio em neoprene simples e em neoprene cintado. Conceção e dimensionamento.
Ligações aos apoios, em lajes aligeiradas com camada de betão complementar e blocos não resistentes. Soluções com apoio indireto e com apoio indireto das vigotas. Soluções com aços à vista e sem aços à vista.
Soluções para garantia de integridade dos edifícios pré-fabricados em caso de acidente. Sistemas de cintagem.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Os conteúdos programáticos abrangem os diverso tópicos eleitos como prioritários nos objectivos de aprendizagem. A aquisição de competências por parte dos estudantes será estimulada através de apresentações teóricas e de discussões, e ainda através da confrontação com problemas práticos e contacto com uma ou mais empresas de pré-fabricação. Os conteúdos programáticos estão organizados de forma a serem tratados inicialmente aspectos genéricos, surgindo posteriormente aspectos de detalhe, por forma a serem enquadrados de forma clara os diversos temas em estudo.

Bibliografia Obrigatória

ULL; Planning and design handbook on precast building structures. ISBN: 174266115
Elliott, Kim S.; Precast concrete structures. ISBN: 0-7506-5084-2
Fédération Internationale de la Précontrainte (FIP), Fédération Internationale du Béton (fib); Composite Floor Structures. ISBN: 1-874266-38-7
Fédération Internationale de la Précontrainte; Precast prestressed hollow core floors. ISBN: 0-7277-13752
Rui de Sousa Camposinhos e Afonso Serra Neves; Lajes aligeiradas com vigotas pré-tensionadas. ISBN: 972-752-081-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é feita a exposição da matéria, com utilização de recursos multimédia, do quadro e de acetatos. É apresentada a formulação e a resolução de problemas tipo nos temas em que isso se aplique. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de aplicações concretas. Serão distribuídas folhas com problemas propostos para resolução, individualmente ou em grupo, com apoio do docente das aulas teórico-práticas. As aulas são complementadas com visitas a obras ou unidades de pré-fabricação.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A combinação de exposições teóricas, discussão dos aspectos tratados, resolução de problemas práticos e visitas permite uma aquisição de conhecimentos eficaz neste nível de ensino.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída, que consiste em três provas escritas, de curta duração, a realizar durante o período de aulas, e num exame final. A avaliação distribuída tem carácter opcional. Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.

A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF = max {CT ; EF}

Onde,

CT = PA / 3 x ( CAD1 + CAD2 + CAD3) + PF x EF

CAD1 – classificação da prova de avaliação 1 a realizar durante uma aula;
CAD2 – classificação da prova de avaliação 2 a realizar durante uma aula;
CAD3 – classificação da prova de avaliação 3 a realizar durante uma aula;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.

Os pesos a atribuir à avaliação distribuída e ao exame final são:

PA = 25%
PF = 75%

NOTA 1: As provas de avaliação, associadas às classificações CAD1 a CAD3, são opcionais. Caso o estudante não realize alguma dessas provas, os respetivos pesos serão adicionados a PF.

NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.

NOTA 3: Os estudantes que frequentaram a unidade curricular no ano letivo anterior não poderão manter a classificação da componente distribuída de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os estudantes que requerem Exames Especiais, ao abrigo das Regras de Avaliação da FEUP, será efetuada exclusivamente num momento único por realização de um exame escrito e sem consulta.

Melhoria de classificação

Só têm acesso à melhoria de Classificação Final os estudantes que já tenham aprovação à UC e estejam devidamente inscritos para o efeito na Secretaria Geral de Graduação da FEUP. A melhoria de Classificação será efetuada exclusivamente num momento único por realização de um exame escrito e sem consulta. A Classificação Final será o maior valor entre a classificação obtida na aprovação anterior à UC e a classificação obtida no presente Exame de Melhoria.

Observações

A avaliação dos estudantes em mobilidade é realizada através das componentes de Avaliação Distribuída de Exame Final, seguindo os critérios estabelecidos para os estudantes em geral.
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas por semana

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