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Ambiente Urbano e Transportes

Código: EC0038     Sigla: AUTR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 184 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.

OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os principais problemas ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares Impactes Ambientais e Sociais e Planeamento do Território, serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.

Programa

CAPITULO 1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. Os casos da cidade do Porto e de Lisboa.

CAPITULO 2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos

2.1 – O Sistema Socio económico. Introdução à Demografia. A importância da Demografia para o Planeamento Urbano e Regional. Principais variáveis demográficas. Apresentação e aplicação do Método dos Coortes Sobreviventes. Habitação e dinâmicas construtivas. Equipamentos Coletivos e sua programação

2.2 – Caracterização, diagnóstico e previsão dos espaços urbanos  à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana. Aplicação a uma área da cidade do Porto.

Tema 1 - Comunidade e Ambiente Construído
Tema 2 - Mobilidade e Transportes
Tema 3 - Ambiente Natural e Espaço Público

CAPITULO 3 - Transportes e ambiente urbano. Relação Transportes - Uso do Solo. Mobilidade e Acessibilidade.

CAPÍTULO 4 - Uma perspectiva económica sobre as cidades. Da Economia Regional à Economia Urbana. A análise Input-output e os Quocientes de Localização. Alguns exemplos de aplicação.

CAPITULO 5- As ideologias: visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Desenvolvimento Sustentável: objetivos e antecedentes. Outros paradigmas contemporâneos. O ambiente urbano na cidade contemporânea.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos a exemplos de estudo a sistemas municipais reais e a planos estratégicos de desenvolvimento sustentável.

Bibliografia Obrigatória

Hugh Barton, Marcus Grant and Richard Guise; Shaping neighbourhoods. ISBN: 0-415-26009-4
Matthew Carmona, ... [et al.]; Public Places - Urban Spaces. ISBN: 978-1-85617-827-3
of the Expert Group of the Urban Environment; European sustainable cities. ISBN: 92-827-8259-X
Mike Hodson, Simon Marvin; After Sustainable Cities?, Mike Hodson, Simon Marvin, 2014. ISBN: 13: 978-0415659871

Bibliografia Complementar

ed. by David Banister, Kenneth Button, Peter Nijkamp; Environment, land use and urban policy. ISBN: 1-85898-722-9
ULL; Livro branco da arquitectura e do ambiente urbano em Portugal. ISBN: 972-95943-5-X
Janice Morphet; Effective Practice in Spatial PLanning, Routledge, 2011. ISBN: 978-0-415-49281-2
Pedro J. Salvador Palomo; La planificación verde en las ciudades, Editorial Gustavo Gili, 2003. ISBN: 84-252-1517-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação de estudos de caso. Trabalhos em grupo realizados na aula.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.

Software

QGIS
ArcView
AutoCAD

Palavras Chave

Ciências Sociais > Demografia
Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

O Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF - Classificação Final

EX - Exame

TS - Trabalho semestral

CF = 0,70*EX + 0,30*TS

(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)

O Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas

Os alunos que têm frequência do ano lectivo anterior têm equivalência na componente da avaliação distribuída (Trabalho semestral), se assim o desejarem.

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