Código: | EC0038 | Sigla: | AUTR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 184 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 5 | 45 | 135 |
JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.
OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os principais problemas ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.
Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares Impactes Ambientais e Sociais e Planeamento do Território, serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.
CAPITULO 1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. Os casos da cidade do Porto e de Lisboa.
CAPITULO 2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos
2.1 – O Sistema Socio económico. Introdução à Demografia. A importância da Demografia para o Planeamento Urbano e Regional. Principais variáveis demográficas. Apresentação e aplicação do Método dos Coortes Sobreviventes. Habitação e dinâmicas construtivas. Equipamentos Coletivos e sua programação
2.2 – Caracterização, diagnóstico e previsão dos espaços urbanos à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana. Aplicação a uma área da cidade do Porto.
Tema 1 - Comunidade e Ambiente Construído
Tema 2 - Mobilidade e Transportes
Tema 3 - Ambiente Natural e Espaço Público
CAPITULO 3 - Transportes e ambiente urbano. Relação Transportes - Uso do Solo. Mobilidade e Acessibilidade.
CAPÍTULO 4 - Uma perspectiva económica sobre as cidades. Da Economia Regional à Economia Urbana. A análise Input-output e os Quocientes de Localização. Alguns exemplos de aplicação.
CAPITULO 5- As ideologias: visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Desenvolvimento Sustentável: objetivos e antecedentes. Outros paradigmas contemporâneos. O ambiente urbano na cidade contemporânea.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos a exemplos de estudo a sistemas municipais reais e a planos estratégicos de desenvolvimento sustentável.
Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação de estudos de caso. Trabalhos em grupo realizados na aula.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
O Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.
CF - Classificação Final
EX - Exame
TS - Trabalho semestral
CF = 0,70*EX + 0,30*TS
(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)
O Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
Os alunos que têm frequência do ano lectivo anterior têm equivalência na componente da avaliação distribuída (Trabalho semestral), se assim o desejarem.