Código: | EMM0015 | Sigla: | DEQUI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Engenharia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEMM | 34 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
O conhecimento e a compreensão dos Diagramas de Equilíbrio de fases são essenciais para a Engenharia de Materiais uma vez que as propriedades dos materiais são controladas pela microestrutura que, por sua vez, é controlada pelo percurso térmico da liga. Os Diagramas de Equilíbrio de fases são a fundação para a realização da investigação básica em materiais, em áreas tão diferentes como a solidificação, crescimento de cristais, ligações, reações no estado sólido, transformações de fase, oxidação, etc. Por outro lado, os diagramas de equilíbrio de fases são também um roteiro para o design de materiais e otimização do seu processamento, servindo como ponto de partida para a manipulação das variáveis do processamento no sentido de alcançar a microestrutura pretendida.
O objetivo desta unidade curricular é permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos necessários à interpretação dos diagramas de equilíbrio de fases, compreender as transformações de fases e interpretar a evolução microestrutural das ligas. Apesar da maioria dos diagramas se referirem ao estado e microestruturas de equilíbrio, também são úteis para a compreensão das estruturas fora de equilíbrio, frequentemente mais interessantes que as de equilíbrio devido às propriedades alcançadas. Os materiais de interesse estendem-se dos monocomponentes aos multicomponentes. Embora muitos dos sistemas industriais de interesse possam ser adequadamente representados por diagramas de equilíbrio binários, diagramas ternários ou de ordem superior são frequentemente necessários para a compreensão de sistemas mais complexos, tais como algumas ligas industriais, escórias ou materiais cerâmicos.
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes: 1) compreender as bases científicas dos diagramas de equilíbrio de fases; 2) conhecer as relações entre a composição química, a temperatura e a composição fásica, sendo capazes de as aplicar aos mais variados sistemas; 3) possuir os conhecimentos básicos sobre a formação das microestruturas e da sua influência sobre as propriedades dos materiais; 4) usar os diagramas de equilíbrio de fases como ponto de partida para o estabelecimento da evolução microestrutural dos materiais com a variação da temperatura.
São pré-requisitos da unidade curricular conhecimentos de Química I e II, e Introdução à Engenharia de Materiais I e II.
Introdução. A regra das fases de Gibbs. Diagramas de equilíbrio unários. - Alotropia. Diagramas de equilíbrio binários - Sistemas binários isomorfos. - Regra da alavanca. - Reações eutéctica, eutectoide, monotéctica, peritéctica, metatética, peritectoide e sintéctica binárias. - Transformações congruentes. - Diagramas de equilíbrio binários complexos. Diagramas de equilíbrio ternários - O modelo espacial ternário - Linhas conjugadas e triângulos conjugados. - Sistemas isomorfos. - Equilíbrios trifásicos. - Equilíbrios tetrafásicos: - fases intermédias (fusão congruente e incongruente). - Imiscibilidade no estado líquido. - Diagramas de equilíbrio ternários complexos.
Aulas de exposição seguidas da apresentação e discussão de exemplos práticos que permitam uma melhor compreensão dos conceitos. Apresentação e resolução de problemas-tipo; colocação de problemas e questões que os estudantes procuram resolver em pequenos grupos. O docente acompanha a resolução, esclarecendo as dúvidas que vão surgindo de forma a desenvolver as competências dos estudantes na resolução de problemas de Engenharia.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Em unidades curriculares sem componente laboratorial, este conceito não se aplica.
A classificação final terá por base o resultado obtido no exame, sem consulta, que terá lugar no final do semestre.
Não aplicável
Não aplicável
A avaliação de casos especiais compreende a realização de uma prova escrita sem consulta (exceção feita às tabelas de dados termodinâmicos e Tabela Periódica), com uma duração máxima de 2h 30min.
A melhoria da classificação pressupõe a inscrição na época de recurso.
As aulas serão lecionadas em Inglês desde que a unidade curricular seja frequentada por estudantes que não dominem o Português.