| Código: | CINF010 | Sigla: | FISR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência da Informação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 47 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 2 | - | 5 | 3 | 3 |
Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência.
No fim da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar e caracterizar os principais tipos de fontes de informação impressas ou digitais; 2. Realizar pesquisa eficiente de informação, quer em bases de dados, quer na Internet; 3. Avaliar criticamente as fontes e os recursos de informação; 4. Dominar e aplicar os processos de referência para satisfazer as necessidades de informação dos utilizadores; 5. Interpretar a panorâmica geral dos atuais serviços de referência e projectar a sua evolução.
1.A era da (des)informação 1.1 -A evolução do cérebro e os diferentes significados e usos da informação: uma perspetiva diacrónica. 1.2 - Dos consumidores aos prossumidores. 1.3 -Do analógico para o digital: as fontes de informação e as funções sobre estas dos Gestores da Informação. 2. Fontes de informação e protocolos de comunicação 2.1 - Tipologias de fontes de informação. 2.2 - Informação e fontes disponíveis. 2.3 - Criação e gestão de referências bibliográficas em ciência e tecnologia: (1) referência de fontes de informação; (2) utilização do Mendeley. 3. Pesquisa nas fontes, recuperação e organização da informação. 3.1 - Pesquisa de informação na Web 3.2 - Pesquisa de informação estruturada. 3.3 - Organizar as pesquisas e representar o conhecimento: FreeMind. 4. A qualidade das fontes de informação 4.1 - Critérios de avaliação, seleção e produção de fontes de informação. 4.2 - Avaliação de fontes de informação em ciência e tecnologia: Fatores de impacto de publicações periódicas. 5. Serviços de informação e referência 5.1 - O processo de referência nos diferentes modelos de serviços de informação e referência. 5.2 - Difusão seletiva da informação: (1) princípios éticos; (2) serviços específicos para grupos singulares. 5.3 - Tecnologias de colaboração.
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo no contacto e trabalho com as fontes de informação, na análise documental, na experimentação de diferentes aplicações e simulação de casos.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 41,00 |
| Total: | 41,00 |
Nota mínima na AD =7,5
AD= 50% 4 Trabalhos (Estudos de caso) com percentagens distintas.
O 'Trabalho', um dos elementos de avaliação, requer a realização de dois trabalho de grupo, sendo os grupos constituídos por três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.
Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.
A melhoria da classificação poderá ser obtida: - na componente teórica por via da repetição do exame; - na componente prática pela apresentação de um novo trabalho
no ano lectivo seguinte.