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Análise de Sistemas de Informação I

Código: CINF001     Sigla: ASI1

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://plone.fe.up.pt/asi1-lci-1314
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 52 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular são proporcionar aos alunos um conhecimento abrangente sobre a problemática dos sistemas de informação nas organizações e habilitá-los a usar esse conhecimento para contextualizar as actividades de gestão de informação nas organizações.


Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se habilitar os alunos com: 

  • competências técnicas para compreender as arquitecturas e aplicações informáticas numa organização e 
  • competências sociais para analisar e a intervir em situações organizacionais que envolvem o planeamento e utilização de sistemas informáticos. 

Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa à informática nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento, gestão e utilização de sistemas de informação como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais. 

Sendo aprovados à UC, os estudantes serão capazes de:

  1. descrever e relacionar os principais conceitos da área de SI nas Organizações, discutindo as várias problemáticas e situando-as no contexto da Ciência da Informação.
  2. identificar e descrever os tipos de sistemas de tecnologias de informação usados na gestão das organizações e os SI que com elas são implementados, apontando os respetivos objetivos organizacionais.
  3. explicar a perspetiva de análise de processos organizacionais e a sua relação com o desenvolvimento de SI na organização, usando, entre outro, representações conceptuais (modelos de processos).
  4. identificar, descrever e analisar o possível impacto dos SI numa organização através de modelos de sucesso e de aceitação da tecnologia.
  5. explicar as relações de influência entre o SI e a organização segundo a perspetiva sócio-técnica.

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução aos SI nas organizações.

Evolução dos SI nas organizações. O papel atual e futuro dos SI nas organizações. 

2. Informação, sistemas e sistemas de informação. 

Dados, informação e conhecimento em contexto organizacional. A organização e os SI como um sistema sócio-técnico. O pensamento sistémico nos SI.

3. Informação, gestão e tomada de decisão.

Os gestores e a tomada de decisão. Modelo genérico de tomada de decisão. Informação para tomada de decisão. Funções de gestão e SI. Informação para planeamento e controlo.

3. Estruturas, processos e tipos de SI

Estrutura e processos nas organizações. Estrutura e processos nos SI. Facetas da classificação dos SI nas organizações. Exemplos paradigmáticos de tipos de SI nas organizações. Tipos de análise para SI: funções e processos.

4. Sistemas de Informação e mudança organizacional

Interdependência entre características organizacionais, ambiente e SI. Tipos de análise envolvendo SI: funções e processos. Análise de processos de negócio.

5. Sistemas de informação e estratégia organizacional

Planeamento de SI. SI estratégicos.

Bibliografia Obrigatória

Adrienne Curry, Peter Flett, and Ivan Hollingsworth; Managing information and systems: the business perspective, Routledge, 2006. ISBN: ISBN10: 0–415–35587–7
Mutch, Alistair; Managing information and knowledge in organizations: a literacy approach, Routledge. ISBN: ISBN10: 0–415–41726–0
Beynon-Davies, Paul; Information systems. ISBN: 0-333-96390-3
Laudon, C. Kenneth; Management information systems. ISBN: 1-405-87276-4

Bibliografia Complementar

David Boddy, Albert Boonstra, Graham Kennedy; Managing information systems. ISBN: 978-0-273-71681-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas centram-se na discussão dos temas incluídos no conteúdo da UC pelos estudantes, motivada e dinamizada pelo docente. Para isso os estudantes realizam leituras prévias, constantes do plano da UC. A discussão dos temas é motivada por casos de estudo, exemplos ilustrativos, exemplos de tecnologias, etc.

Durante o semestre os estudantes realizam 3 ou 4 pequenos projetos de grupo onde aplicam os conhecimentos obtidos em situações concretas. Os conteúdos criados pelos grupos são geridos por este num sistema de gestão de conteúdos (CMS) fazendo esta prática parte da aprendizagem. Em cada aula prática é feita a apresentação e discussão do resultados dos projectos de grupo.

A UC é gerida através do moodle.

Avaliação distribuída com exame final. Componentes de avaliação:

  • Exame: 50%
  • Projectos de grupo: 40%
  • Comentários no moodle, participação nas aulas: 10%

 

Software



Plone - Sistema de Gestão de Conteúdos


CMapTools

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 40% em qualquer das componentes. Frequência de pelo menos 75% das aulas práticas. A frequência de anos anteriores não dá frequência no ano atual, isto é, se o estudante tem uma nota prática de um ano anterior em que reprovou, essa nota não conta para o ano atual. 

Fórmula de cálculo da classificação final

nf=0,5*exame+0,4*projetos+0,1*participação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão realizar os trabalhos práticos definidos. Devem procurar inserir-se em grupos de trabalho na primeira aula e depois realizarão os trabalhos conforme o planeado em cada grupo. Embora não sejam obrigatória a presença nas aulas práticas, devem no entanto estar presentes nas aulas em que há pontos de avaliação. É obrigatória a presença em quatro aulas ao longo do semestre. Na primeira aula prática serão divulgadas as datas de presença obrigatória para os TE.

Melhoria de classificação

Só é possível a melhoria do exame. A melhoria da parte prática é possível apenas na edição seguinte da UC.

Observações

Será usado um sistema para a gestão de conteúdos dos trabalhos dos alunos.

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