Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Tecnologia Musical |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MM |
6 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;
2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;
3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;
4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da frequência desta disciplina, os alunos serão capazes de:
1) Conhecer os domínios da análise de conteúdo musical e da geração automática de música, o seu estado da arte e os seus desafios;
2) Reconhecer quais as técnicas e ferramentas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música adequadas para aplicação à música interactiva;
3) Implementar técnicas e ferramentas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música em software.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1) Análise de conteúdo musical:
a) algoritmos de descrição rítmica;
b) algoritmos de descrição tímbrica;
c) algoritmos de descrição harmónica;
e) visualização de dados musicais;
d) algoritmos de similaridade musical;
e) algoritmos de recomendação musical automática;
f) web social musical.
2) Geração automática de música:
a) música processual;
b) música generativa;
c) música interactiva;
d) algoritmos de geração rítmica;
e) algoritmos de geração harmónica;
f) algoritmos de geração melódica;
g) algoritmos de geração formal.
3) Música interactiva:
a) aplicações práticas da junção de algoritmos de análise de conteúdo musical e de geração automática de música.
Bibliografia Obrigatória
Gerhard Nierhaus;
Algorithmic composition. ISBN: 978-3-211-99915-8
Eduardo Reck Miranda, John Al Biles (Eds.);
Evolutionary Computer Music. ISBN: 1-84628-599-2
Robert Rowe;
Machine musicianship. ISBN: 978-0-262-68149-0
Todd Winkler;
Composing interactive music. ISBN: 978-0-262-73139-3
Bibliografia Complementar
David Cope;
Virtual Music. ISBN: 0-262-03283-X
David Cope;
Computer models of musical creativity. ISBN: 0-262-03338-0
Robert Rowe;
Interactive music systems. ISBN: 0-262-18149-5
Iannis Xenakis; Formalized Music: Though and Mathematics in Music, Pendragon Press, 1992. ISBN: 978-1-57647-079-4
Godfried T. Toussaint; The Geometry of Musical Rhythm, CRC Press, 2013. ISBN: 978-1-4665-1202-3
Dmitri Tymoczko; A Geometry of Music, Oxford University Press, 2011. ISBN: 978-0-19-533667-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Unidade curricular ministrada sob a forma de Seminário compreensivo intercalado com sessões de aplicação prática sobre as tecnologias abordadas. Aulas de exposição com audição de exemplos sonoros intercaladas com algumas sessões de trabalho prático orientado em aula.
Software
Pd
Max/MSP/Jitter
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
60,00 |
| Trabalho laboratorial |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho laboratorial |
70,00 |
| Total: |
165,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: 0,3 * acm + 0,3 * gam + 0,4 * tf
acm - componente de avaliação contínua de análise de conteúdo musical;
gam - componente de avaliação contínua de geração automática de música;
tf - trabalho individual final.
Melhoria de classificação
Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.
Observações
Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.