| Código: | MM0039 | Sigla: | HTM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologia Musical |
| OFICIAL | Artes visuais |
| OFICIAL | Tecnologia de Comunicação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sites.google.com/a/gcloud.fe.up.pt/htmd/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MM | 52 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.
O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.
Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1.Debater o impacto do digital na sociedade e na cultura;
2.Identificar e descrever os principais eventos na história da música eletrónica e do Multimédia;
3.Identificar as principais tendências do multimédia e debater as suas consequências.
1) Cultura Digital:
a) Cultura Digital;
b) Vanguarda Digital;
c) Contra-cultura Digital e Resistência Digital;
d) Tecnologia e Vanguarda;
e) Digital Art;
f) Copyright / Copyleft / Copy-fight;
g) Free Culture;
h) Media Sociais e Imagem participativa.
2) História da Música Electrónica e do Multimédia:
a) teatro clássico;
b) teatro no renascimento;
c) ópera barroca;
d) Wagner e a Gesamtkunstwerk;
e) a invenção da gravação e os primórdios da música electrónica;
f) a musique concrète;
g) a elektronische Musik;
h) a composição algorítmica;
i) a música digital / por computador;
j) a música experimental;
k) o conceito de 'soundscape'.
3) Tendências do Multimédia:
a) Tópicos avançados de investigação na área dos Multimédia e dos Média Digitais.
A metodologia de ensino baseia-se tanto em seminários compreensivos, nos quais são apresentados três eixos fundamentais da história do multimédia, como na criação de situações de experimentação, análise e debate sobre as principais tendências actuais do multimédia.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 120,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Total: | 165,00 |
A avaliação desta unidade curricular é realizada por um exame escrito composto por três partes, relativas aos três módulos:
0,4 * CD + 0,4 * HMEM + 0,2 * TM
CD - Módulo de Cultura Digital
HMEM - História da Música Electrónica e do Multimédia
TM - Tendências do Multimédia