| Código: | MM0060 | Sigla: | SEMUL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Qualquer área científica |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MM | 45 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Identificar as principais áreas de atuação no âmbito do Multimédia e das Ciências da Comunicação;
- Debater a Comunicação no âmbito do Multimédia;
- Descrever tópicos relevantes da área do Multimédia;
- Identificar os principais elementos da Experiência do Utilizador;
- Identificar os principais elementos de uma narrativa transmedia.
1. A NARRATIVA TRANSMEDIA
Intro
Narrativa transmedia
Audiências e plataformas
Conteúdos
Processos de produção
2. A EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
Pensamento criativo: técnicas e recursos
Técnicas de artes performativas na apresentação de projectos:
- presença e relação com o público
- tempo, tensão e estrutura
3. A COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA
Comunicação da Ciência e da Cultura
Relação com os Media
Dossier de Comunicação
A metodologia de ensino baseia-se na combinação de:
i. exposição teórica e debate em palestras com convidados
ii. criação de situações de experimentação, em que os estudantes possam experienciar em termos práticos os conceitos apreendidos;
Na metodologia de ensino adoptada assume-se uma grande complementaridade entre a exposição e debate em palestras com especialistas e os processos de experimentação, trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos apreendidos. Este tipo de metodologias fornece aos estudantes uma perspetiva prática, não só cognitiva mas também afetiva, sobre os três tópicos envolvidos nesta unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 0,00 |
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Trabalho de investigação | 60,00 |
| Total: | 162,00 |
A avaliação distribuída inclui um conjunto de trabalhos práticos individuais e em grupo:
Classificação final = RI * 45% + TG * 55%
RI – Relatórios Individuais
TG – Trabalhos em Grupo