Código: | EC0083 | Sigla: | PGMO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 8 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 52,5 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento do sistema de transportes constitui uma disciplina essencial para a organização das acessibilidades territoriais, seja à escala regional ou urbana. A mobilidade constitui o resultado (apetência) da utilização do sistema de transportes. Sendo a mobilidade de pessoas e mercadorias essencial para a competitividade e sustentabilidade do sistema urbano, é essencial conhecer os fatores que caracterizam o padrão de mobilidade e qual a margem de manobra do planeamento do ponto de vista da oferta de serviços e infraestrutura e do condicionamento (gestão) da procura.
OBJETIVOS:
Procura-se dotar os alunos de elementos de conhecimento em matéria de organização e planeamento de transportes nas áreas urbanas, com especial relevância para as suas características conceptuais e para o processo contínuo e permanente de experimentação.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM -
Conhecimento: Conceitos associados ao sistema de transportes e mobilidade. Pensamento e resolução de questões associadas ao planeamento de transportes em meio urbano; experimentação e descoberta de conhecimentos; conhecimentos avançados de mobilidade e gestão da mobilidade urbana.
Compreensão: Interpretar e manipular dados de caracterização e monitorização do sistema de mobilidade urbana. Identificar e avaliar casos de boas práticas no âmbito da gestão da mobilidade.
Aplicação: Comunicação oral e escrita associada ao trabalho de planeamento. Conceção, projeto e implementação de soluções de transportes e de medidas de gestão da mobilidade. Realização de trabalho prático com utilização e aplicação de inquéritos e contagens. Organização de base de dados e seu tratamento.
Análise: Interpretação de dados e elaboração de diagnósticos. Comparação com casos conhecidos.
Síntese: Propor novas soluções e enquadra-las em diferentes cenários evolutivos.
Avaliação: Criticar as metodologias utilizadas e as conclusões retiradas.
Cap. I - Introdução
A necessidade de planear; o planeamento como processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento; a mobilidade urbana como fator de competitividade.
Planeamento de transportes e ocupação do solo; articulação com outros níveis de planeamento.
Processo de planeamento e realização - importância da observação/ diagnóstico, programação, planeamento/ projeto e monitorização/ gestão.
Características conceptuais do Planeamento de Transportes.
Cap. II - Modelo de Transportes
A geração e distribuição de viagens, a escolha modal e a designação de percursos.
Cap. III - Gestão da Mobilidade
Complemento estratégico do planeamento de transportes - conceitos e técnicas de promoção de novos padrões de deslocação.
Cap. IV - Projeto e Mobilidade
Exemplos da importância dos critérios de projeto na concretização de programas de mobilidade urbana.
Cap. V - Legislação aplicável
DISTRIBUIÇÃO - Conteúdo científico: 75%; conteúdo tecnológico: 25%.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O planeamento do sistema de transportes constitui uma disciplina essencial para a organização das acessibilidades territoriais, seja à escala regional ou urbana. A mobilidade constitui o resultado (apetência) da utilização do sistema de transportes. Sendo a mobilidade de pessoas e mercadorias essencial para a competitividade e sustentabilidade do sistema urbano, é essencial conhecer os fatores que caraterizam o padrão de mobilidade e qual a margem de manobra do planeamento do ponto de vista da oferta de serviços e infraestrutura e do condicionamento (gestão) da procura.
Apresentação teórica dos temas, seu enquadramento e posterior orientação e acompanhamento dos estudantes durante a realização do trabalho prático. Texto de apoio às aulas teóricas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Comunicação oral e escrita associada ao trabalho de planeamento. Conceção, projeto e implementação de soluções de transportes e de medidas de gestão da mobilidade. Realização de trabalho prático com utilização e aplicação de inquéritos e contagens. Organização de base de dados e seu tratamento. Interpretação de dados e elaboração de diagnósticos. Comparação com casos conhecidos. Propor novas soluções e enquadra-las em diferentes cenários evolutivos. Criticar as metodologias utilizadas e as conclusões retiradas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 35,00 |
Trabalho de campo | 7,00 |
Total: | 42,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Exame final: 15 valores; Trabalho prático semestral e leituras: 5 valores.
Trabalho de grupo semestral. Leituras individuais.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas