Análise de Risco em Obras Geotécnicas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Engenharia Civil - Geotecnia |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer os fundamentos associados à análise de fiabilidade em estruturas e geotecnia. Compreender o conceito de risco e quais as ferramentas disponíveis para a sua análise. Compreender a filosofia de segurança associada aos Eurocódigos.
Resultados de aprendizagem e competências
Proceder a análises de fiabilidade de problemas geotécnicos de problemas com pequena complexidade matemática. Uso de Ferramentas de análise de risco para o estudo de problemas geotécnicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conceitos fundamentais: definição dos objetivos e do âmbito; Incerteza e risco em Geotecnia; Incerteza; Revisão dos conceitos de Probabilidade.Análise de Fiabilidade e propagação de erros; Método FOSM (First Order Second Moment); Método de Hasofer-Lind; Simulação de Monte Carlo.Factores de segurança para ações e resistências; Análise de Segurança pelos Eurocódigos. Risco, decisões e julgamento; identificação dos riscos (eventos iniciadores, modos e cenários de rotura, fatores de exposição, identificação das consequências); quantificação do risco; risco geotécnico. Sistemas Inteligentes. Método observacional; aplicação durante a fase de projeto e construção e durante a fase de exploração.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O estudo e discussão dos elementos teóricos de apoio associada à realização de um trabalho prático com aplicação dos conceitos de risco apreendidos permitem que se atinjam os objetivos pretendidos, sendo esse trabalho o elemento final de validação.
Bibliografia Obrigatória
Silva Cardoso, A.; Apontamentos de Segurança Estrutural em Geotecnia, FEUP
Baecher, G. B.; Christian, John T.; Reliability and Statistics in Geotechnical Engineering, John Wiley & Sons Ltd, 2003, 605 pp. Fenton, G. A; Griffiths, D. V. – Risk Assessment in Geotechnical Engineering, John Wiley & Sons Ltd, 2008, 461 pp.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão (aproximadamente 10 sessões de 1,5h). Envolve ainda a realização de um trabalho com a aplicação das metodologias apresentadas, aplicando-as, preferencialmente à área de trabalho do aluno.A avaliação é efetuada através de um exame final (60%) e de um trabalho (40%).
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
0,00 |
| Total: |
0,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
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