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Auditorias de Informação

Código: MCI0006     Sigla: AI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 20 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos:
Esta unidade curricular tem como objetivo a capacitação dos estudantes relativamente aos processos de auditoria nas organizações, incidindo particularmente na obtenção de conhecimentos sobre a realização de auditorias de informação enquadradas no contexto da gestão da informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:
- caracterizar os processos de auditoria nas organizações
- desenvolver uma análise crítica sobre as diferentes abordagens das auditorias de informação - desenvolver um plano de auditoria de informação
- enquadrar as actividades de auditoria de informação na criação/implementação da gestão estratégica da informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Os processos de auditoria nas organizações
1.1. A natureza e os objetivos da auditoria 1.2. A tipologia das auditorias internas e externas 1.3. A auditoria de informação e a auditoria do conhecimento
2. A auditoria de informação
2.1. As origens e a evolução das auditorias de informação 2.2. O papel da auditoria de informação no processo da gestão da informação 2.2.1. A cultura, o comportamento e a aprendizagem organizacional 2.2.2. O comportamento informacional 2.2.3. A auditoria de informação como instrumento de diagnóstico no contexto organizacional 2.3. As diversas abordagens metodológicas das auditorias de informação 2.4. O desenvolvimento e a planificação de um processo de auditoria de informação 2.4.1. A definição de objetivos, de critérios a analisar e de técnicas a aplicar 2.4.2. A descrição dos recursos envolvidos 2.4.3. A análise, a interpretação e a comunicação dos resultados 2.5. Contextos de prática: análise de casos
3. Da auditoria de informação à gestão estratégica da informação

Bibliografia Obrigatória

Elisabeth Orna; Information strategy in practice, Gower, 2004. ISBN: 9780566085796
Susan Henczel; The information audit: a practical guide, K.G.Saur, 2001. ISBN: 9783598243677
Elena Maceviciute and T. D. Wilson; Introducing Information Management: an information research reader., London, UK, 2005. ISBN: 978-1-85604-561-7
Joaquim Leite Pinheiro; Auditoria Interna, 2ª Edição, Rei dos Livros , 2010. ISBN: 978-989-8305-07-7
Alberto Carneiro; Auditoria e Controlo de Sistemas de Informação, 2009. ISBN: 978-972-72-407-4
Chun Wei, CHOO; Gestão de Informação para a Organização Inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003. ISBN: 978-972-21-1506-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são fundamentalmente expositivas, havendo também a análise de textos previamente referenciados. As aulas práticas comportam a discussão de casos e a realização de trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo (incluindo a apresentação do trabalho): 40%
Trabalho individual (incluindo a apresentação do projeto): 60%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o mesmo tipo de avaliação dos estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida recorrendo à reformulação do trabalho individual.

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