Código: | EIC0067 | Sigla: | PESI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 13 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos teóricos e empíricos sobre o papel estratégico dos sistemas de informação nas organizações, e com capacidade para intervir no diagnóstico e planeamento estratégico de sistemas de informação nas organizações.
Sendo aprovados a esta unidade curricular, os estudantes serão capazes de planear sistemas e tecnologias de informação numa organização segundo uma perspectiva estratégica. Mais especificamente serão capazes de:
Em termos de estratégia e sistemas de informação
• identificar os desafios colocados pelos sistemas de informação e soluções de gestão associadas
• demonstrar como os sistemas de informação podem apoiar diferentes formas de estratégia
• enunciar e avaliar as questões estratégicas a serem consideradas no desenvolvimento de sistemas de informação
• demonstrar como os sistemas de informação ajudam as empresas a usar sinergias, competências chave, e estratégias baseadas em rede para conseguir vantagens competitivas
• avaliar os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégicos associados a soluções inovadoras de gestão
• descrever uma perspectiva histórica dos SI nas organizações usando o modelo de Nolan
• descrever factores críticos de sucesso nos SIS e consequências da falta de estratégia de SI/TI
• descrever a envolvente estratégica dos SI/TI usando o modelo de Earl
• descrever e aplicar o modelo do ciclo de desenvolvimento estratégico de SI
• descrever e aplicar o modelo para o desenvolvimento estratégico de SI
Em termos de análise estratégica para SI
• definir estratégia do negócio, estratégia de SI, estratégia de TI, alinhamento estratégico
• distinguir planeamento de SI e planeamento estratégico de SI
• saber como avaliar o impacto estratégico dos sistemas de informação nas organizações
• enunciar as principais abordagens ao planeamento estratégico e a sua aplicação em PESI
• enunciar razões para o fosso existente entre a teoria e a prática em PESI
Em termos de estratégias de gestão de informação e conhecimento
• explicar os conceitos de gestão da informação, gestão do conhecimento, colaboração, partilha de informação e conhecimento
• identificar os tipos de cultura informacional e descrever a sua influência na definição de estratégias de informação e conhecimento nas organizações
• explicar a relação estreita entre colaboração e gestão da informação nas organizações actuais
• explicar a emergência das redes colaborativas de organizações como estratégia de negócio suportada por SI
• analisar uma situação organizacional e especificar uma estratégia de colaboração e gestão de informação
Aprovação a uma unidade curricular sobre Introdução aos Sistemas de Informação
M1: Introdução aos SI estratégicos e ao planeamento estratégico Sistemas de informação (SI), sistemas de tecnologias de informação (TI), sistemas de actividades humanas (SAH), planeamento dos sistemas de informação (PSI), planeamento estratégico dos sistemas de informação (PESI). Perspectiva histórica da evolução dos SI. Estádios de evolução das TI/SI (Nolan 1979). As diferentes fases na evolução dos SI: "Data Processing Era"; "Management Information Systems Era"; "Strategic Information Systems Era". Ciclo de Desenvolvimento estratégico e a envolvente estratégica de SI/TI. Modelo para o Planeamento Estratégico de SI/TI. M2: Análise estratégica de SI/TI Ciclo de Desenvolvimento Estratégico. Estratégia do Negócio: Técnicas e Ferramentas para a Análise Estratégica: Análise SWOT, Análise do Meio Ambiente Externo, Análise do Meio Ambiente Macro, Modelo das 5 Forças de Porter (Competitive Forces), Factores Críticos de Sucesso, Análise do Meio Ambiente Interno, Análise dos Recursos, Capacidades e Competências Centrais, Cadeia de Valor, Opções Estratégicas, Carteira do Negócio, Balanced Scorecard. Arquitectura da Informação: Planeamento de SI. As "Framework" de Zachman e Ward. Processos de Negócio, Modelação de Processos de Negócio; BSP (Business Systems Planning). Modelação conceptual como instrumento de planeamento do negócio e de sistemas de informação. Sistema de Informação: Carteira de Aplicações de MacFarlan. Avaliação dos investimentos e estabelecimento de prioridades nas várias aplicações da carteira. M3: Estratégias de gestão de informação e conhecimento A informação como activo. Cultura informacional. Implementação de sistemas empresariais de gestão da informação e conhecimento. Gestão de activos de informação. Políticas e aspectos de implementação. Gestão de recursos de conhecimento. Metodologias, ferramentas e técnicas para a gestão da informação e conhecimento nas organizações. Gestão do conhecimento como processo tecnológico vs. processo social. Ferramentas para captura e partilha do conhecimento. Planeamento e análise de requisitos de sistemas de gestão de informação e conhecimento. Redes sociais. Teoria actor- network. Implementação de sistemas de gestão de informação: gestão de conteúdos; escrita colaborativa; outras tecnologias colaborativas.
As aulas estão planeadas como bebates sobre um tema de PESI. Em cada aula há uma ou mais leituras que os estudantes têm que fazer. Uma das leituras, um artigo científico, é apresentado por um grupo de estudantes e questionado por outro. Os grupos são os responsáveis por dinamizar os debate.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 70,00 |
Estudo autónomo | 28,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de investigação | 22,00 |
Total: | 162,00 |
Nota mínima de 40% em todas as componentes de avaliação.
50% - EI - Ensaio (individual)
25% - FL - Folhas de leitura de artigo (individual)
25% - DA - Discussão de artigos (grupo)
Os TEs deverão realizar todos os trabalhos definidos.
A componente da avaliação relativa ao ensaio individual é possível ser melhoradal (EI). As restantes componentes de avaliação nao são passíveis de melhoria.